Pesquisar
Close this search box.

Rede de farmácias exporta experiência

https://www.jcam.com.br/negociosservicos_cad2_1009.jpg

A história de jovens com idade entre 16 e 30 anos, excluídos do setor produtivo pela falta da experiência exigida pelo mercado, está mudando em Porto Velho, Rondônia. A Rede Econômica de Farmácias, com dez lojas e dois laboratórios, implantou o projeto Farmácia Escola, visando à qualificação de pessoas para trabalhar no ramo e ser socialmente incluídas no mercado de trabalho.
A experiência vem dando certo, inclusive com a possibilidade de expandir-se no país. O grupo Farma 100, de São Paulo, com 65 lojas, já levou o projeto para implantar no Estado, enquanto o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) do Rio Grande do Norte, quer conhecê-lo, informou a coordenadora pedagógica Cristiane Farias, da cooperativa Desenvolver, criada também com o apoio do Sebrae.
A primeira turma de 64 pessoas, que passou pela experiência em Rondônia e está sendo encaminhada ao mercado de trabalho, saiu de um grupo inicial de cem selecionados pelo projeto SuperAção, desenvolvido com colaboradores do Grupo Machado, que controla a Rede Econômica.
“Eles passaram por seis meses de treinamento, divididos em duas turmas e, depois disso, passaram por aulas práticas nas drogarias que desenvolvem o projeto. Uma das fases de capacitação, a gincana do conhecimento, ocorreu no Sebrae”, informou Cristiane.
Inteiramente gratuita, a qualificação vem obtendo resultados, explicou a consultora. A mão-de-obra resultante é absorvida. A própria Rede Econômica de Farmácias os contratou, assim como a telefônica Brasil Telecom e a Floricultura Mil Flores. “O governo de Rondônia também absorve parte desse pessoal: o destaque e um outro, sorteado, foram contratados para trabalhar em farmácias de hospitais administrados pelo Estado”.
A primeira turma concluiu a qualificação em agosto e duas outras deverão ser preparadas até o fim de 2007, totalizando 200 pessoas. Os certificados de conclusão são expedidos pela Faculdade Católica de Rondônia.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar