Pesquisar
Close this search box.

Ramones Day 2 e Black River Rock Fest

Quando nasceu em 19 de maio de 1951, Jeffrey Hyman não tinha ideia de que viria a ser conhecido como Joey Ramone e que este ‘alter ego’ seria idolatrado por muitos como o vocalista da banda idealizadora do punk rock, os Ramones. Após sua morte em 2001, foi criado o Joey Ramone Birthday Bash que se tornou tradição em várias cidades do mundo. Mas em Manaus, que realiza a festa pela segunda edição, este ano o homenageado será o baixista Dee Dee Ramone, no evento Ramones Day 2.
Para a versão manauara do Ramones Day as atrações serão as bandas locais Os Playmobils, Antiga Roll, The Mones e Let’s Go! (formada por integrantes da Dpeids e Luneta Mágica) e discotecagem do DJ Mandrake e o Deejay Cybernet. As bandas ainda terão o auxílio de figuras conhecidas no underground como Mário Orestes (Blog do Orestes), Carlos Castilho (Dpeids), Clóvis Rodrigues (Os Tucumanus) e Mônica Cardoso (Os Acossados).

A influência
Se os fãs de Ramones no mundo todo comemoram o mês de maio, os músicos que irão participar da festa tem alguns motivos para celebrar essa inspiração, influência e referência ‘ramoníaca’, que é facilmente ouvida em suas músicas, como explica Diego Yamane, vocalista da Antiga Roll. “Vemos os Ramones como um dos grandes responsáveis por ainda hoje existirem bandas de rock de verdade, não só as fabricadas (risos), uma das responsáveis por ter imortalizado o rock em sua vertente mais crua. Vai ser uma noite especial, com amigos reunidos, celebrando uma banda que dedicou uma vida ao Rock’n’roll”, comenta Yamane.
Compartilhando da mesma admiração e influência está Carol Magnani, guitarrista dos Playmobils, banda que toca o estilo criado pelos nova-iorquinos, há mais de dez anos. “Nosso estilo é punk bubblegum, algo que eles inventaram. Para a homenagem, preparamos um set que vai dos primeiros álbuns da banda e até do Pleasant Dreams. Teremos participação especial do nosso primo Antonio Bigode tocando algumas músicas no contra-baixo e de Mônica Cardoso, Clóvis Rodrigues e Mário Orestes que irão dividir os vocais conosco”, conta Carol.

Black River Rock Fest
Em outro evento com a ‘pegada’ Ramones, o Black River Rock Fest, que acontece no dia 10 de maio, traz para o palco do Studio 5 o baterista Marky Ramone com sua banda Blitzkrieg’s que tem no vocal Michale Graves, oriundo de outra lenda do punk mundial, os Misfits. Para o set em Manaus a banda de Marky tocará 25 clássicos dos Ramones e outros cinco dos Misfits. Além de Marky e dos rockers locais, Os Playmobils e The Mones, o festival ainda terá Project 46 (Metal / Hardcore) e Almah (Heavy Metal).
A união de estilos diversos é tendência mundial o que justifica a escalação das bandas. “A ideia é sermos democráticos, abrangendo vários públicos. E os Ramones são o alicerce do punk, este som básico e simples que vem atravessando gerações. Para isso recrutamos bandas locais que tenham essa influência direta, Os Mones estão aí, há 12 anos mantendo a chama acesa e os Playmobils tem a simplicidade que agrada a muitos. Tínhamos que dar esta chance a eles e ao público. Esta pode ser a única chance de ver um membro do Ramones em Manaus”, conta Márcio Barroso da Black River Produções.
O Black River Rock Fest será um festival indoor, com segurança, stands para o merchand das bandas e a produção dispõe de camarotes para confraternizações e empresas, novidades em shows de rock na capital. A idade mínima para ir ao BRRF é 14 anos o que unirá gerações de fãs. “As gerações educadas com o som dos Ramones vem se renovando e colocá-los em contato com um deles é algo imperdível. Nós não tivemos a chance de vê-los juntos, mas teremos um Ramone com a gente”, fecha Barroso.
Sobre a escalação para o Black River Fest, Carol Magnani economiza nas palavras, mas não em sentimentos. “Tocar no mesmo palco que o Marky é um sonho como banda. Pois crescemos ouvindo Ramones, e aprendemos a tocar com as músicas deles. Estamos muito ansiosos por esse show”, conclui.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar