Proposta prevê formar dez mil doutores na Amazônia até 2017

Instituições de ensino e pesquisa da Amazônia, em particular as universidades federais e, no Amazonas, a Ufam (Universidade Federal do Amazonas), Fiocruz e a Sect (Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia) formaram uma frente em defesa de política voltada ao fomento das atividades das entidades e, sobretudo, para a formação de pesquisadores.
A proposta é ousada. Ela prevê a formação de 30 mil tecnólogos, 20 mil mestres e dez mil doutores na região até 2017, conforme proposta formulada em requerimentos apresentados pela coordenadora da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), aos ministro da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende.

Carência de pesquisa

Nos requerimentos, a deputada Vanessa fala do potencial biogenético da região ao mesmo tempo carente de pesquisas para o seu desenvolvimento sustentável. Também assinam os documentos, além de Vanessa como presidente da Comissão da Amazônia da Câmara Federal, os presidentes das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Júlio Semeghini; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Nilson Pinto; e de Educação e Cultura da Câmara, deputado Gastão Vieira.
“Além da criação de um Fundo de Ciência e Tecnologia específico para a Amazônia, estamos pleiteando a liberação de recursos do Fundo Setorial da Amazônia não executados nos primeiros anos de sua existência e a manutenção do PICDT (Programa Institucional de Capacitação Docente e Técnica). Estas são medidas que podem possibilitar alcançarmos a meta de formar 60 mil pesquisadores através das instituições de ensino e pesquisa da região”, observa a parlamentar.

Pedidos ao ministro

Após a reunião com reitores ocorrida na semana passada em Brasília, Vanessa se reuniu com o reitor da Ufam, Hidembergue Frota, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, José Aldemir de Oliveira, e o diretor da Fiocruz no Amazonas, Roberto Sena. Na reunião, ocorrida na reitoria da universidade, a deputada apresentou os requerimentos que seriam encaminhados aos ministros Fernando Haddad e Sérgio Rezende.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email