Pesquisar
Close this search box.

Programa de pequeno empreendedor ganha 40 novas ocupações

O MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) divulgou ontem que 40 novas ocupações serão incluídas a partir de 1º de dezembro na lista de atividades permitidas para inscrição no programa Empreendedor Individual. Segundo a pasta, a decisão foi tomada após reivindicações de entidades de classe.
Entre as novas categorias estão ocupações como instaladores de rede de computadores e de antenas de televisão, locutores de mensagens e reparadores de móveis.
Também foram retiradas 12 ocupações da lista de atividades permitidas para o programa, também atendendo à reivindicações de entidades de classe, para evitar perda de benefícios a que já têm direito.
Entre essas categorias excluídas, informou o MDIC, está a de pequeno agricultor, que recolhe 2,1% sobre sua produção, um valor menor do que o do Empreendedor Individual.

Legalização individual

O programa, lançado com o intuito de legalizar aqueles que trabalham por conta própria, beneficia os cadastrados com acesso à compras governamentais, enquadramento no Simples Nacional, isenção nos tributos federais, entre outros.
A formalização é feita pela internet, pelo site www.portaldoempreendedor.gov.br

Faturamento de até R$ 36 mil

Para poder se cadastrar, o beneficiado deve ter faturamento de no máximo R$ 36 mil ao ano e possuir até um empregado contratado que receba salário mínimo ou o piso da categoria, além de não possuir participação em outra empresa como sócio ou titular.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar