Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura realiza capacitação em ultrassonografia morfológica

Prefeitura realiza capacitação em ultrassonografia morfológica

Dezesseis médicos especialistas em ultrassonografia, que atuam na rede municipal de saúde, participam nesta quarta, 19/8, e quinta–feira, 20, de uma capacitação de atualização em exames ultrassonográficos morfológicos durante a gestação, principalmente para detectar precocemente bebês com cardiopatia congênita. A oficina é promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Gerência da Rede Cegonha da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Se a gestante apresentar alguma alteração na ultrassonografia obstétrica, será necessário que ela realize a ultrassom morfológica para identificar a vitalidade do bebê, pois com esses exames é possível avaliar a parte cardiológica ainda no útero. Por isso, será realizada essa atualização, para que os profissionais se mantenham atentos a essas situações dentro da atenção básica”, explicou a chefe do Núcleo da Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, enfermeira Ivone Amazonas.

A atualização teórica e prática será ministrada pelo médico ginecologista obstetra e titular do Colégio Brasileiro de Radiologia, José Antenor Barbosa Ferreira Filho, no auditório da Maternidade Moura Tapajóz, no horário de 17h às 20h.

Ultrassonografia

A ultrassonografia obstétrica morfológica consiste em um conjunto de exames de imagem via ultrassom que devem ser realizados pela gestante antes do nascimento do bebê, para avaliar a saúde e o desenvolvimento fetal. O exame é indicado para todas as gestantes com triagem para fetos com alto risco e para malformação fetal, pois previne e detecta doenças e condições adversas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar