Pesquisar
Close this search box.

Preço da máquina de lavar cai 7,6% com redução de IPI

Todos os itens da linha branca que tiveram redução na alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) concedida pelo governo federal desde abril registraram queda no preço, de acordo com pesquisa da Fundação Getulio Vargas divulgada na sexta-feira.
As máquinas de lavar roupas tiveram uma diminuição de 7,64% entre abril e outubro, a maior verificada nessa linha de produtos. Já o preço de refrigeradores e freezer caiu 6,45% e o de fogões, 2,77%. A variação acumulada do IPC-10 (Índice de Preços ao Consumidor) nesse período foi de 2,18%.
Para André Braz, economista da FGV responsável pelo levantamento, o crescimento do crédito e da massa salarial pode amortecer o potencial de ampliar a redução no valor desses eletrodomésticos.
O governo federal prorrogou a redução de IPI, que acabaria no sábado, 31, até o final de janeiro, mas escalonou o corte na alíquota de acordo com a eficiência energética dos eletrodomésticos medida pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Em contrapartida, os varejistas vão contratar funcionários temporários num total de 10% a 15% de seus quadros, segundo a presidente

Contratação de temporários

A prorrogação do desconto no IPI, anunciada na quinta-feira pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, terá como contrapartida a contratação de mais funcionários temporários para o fim do ano.
De acordo com a presidente do IDV (Instituto de Desenvolvimento do Varejo), Luiza Trajano, o acordo é contratar entre 10% e 15% do quadro total do comércio varejista em temporários. “O trabalhador vai receber o 13º salário e (essa medida) vai ajudar muito”, afirmou.
Segundo o IDV, as 9.450 lojas ligadas a eles empregam diretamente 385 mil pessoas. Por esse cenário, as contratações de temporários podem chegar a 57 mil.
Além disso, a Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) informou que os fabricantes de eletrodomésticos de linha branca se comprometeram a não demitir funcionários enquanto durar a redução do IPI.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar