Pesquisar
Close this search box.

“Praça do COMUNA’S pode sumir”

Em 21 de junho de 2015, três anos atrás, Larice Butel e Camila Batista, da equipe “Folha de Parintins”, publicaram esclarecedora e preocupante matéria com o título “Praça do Comuna’s pode sumir”. Passou o Festival de 2015, 2016, 2017 e já estamos próximos da festa de 2018 e nenhuma providência foi adotada pelo Alexandre, ex-prefeito, nem pelo Bi Garcia, atual prefeito, para recuperar o muro de arrimo da rua Caetano Prestes que está sendo levado pelas águas barrentas do nosso rio Amazonas, justamente onde está localizada a Praça, que não é só do “Comuna’s Bar”, mas do “Buteco Du Verçosa” também. Posso até estar equivocado, mas acredito que essa praça seja, na atualidade, um dos principais e mais visitados pontos turísticos da Ilha Tupinambarana, da minha Parintins.

Esse problema é muito antigo, lembro bem que, em 7/6/1979, passados quase 40 anos, na condição de deputado federal pelo Amazonas, fiz pronunciamento pedindo providências do governo federal dizendo que “… a regular incidência do fenômeno das cheias, em áreas fisicamente despreparadas para conter o volume e a força das águas, vem determinando que, a cada ano, a desagregação das estruturas sedimentares das margens do rio Amazonas…”.

É bem verdade que ao longo dessas últimas décadas várias obras de contenção foram realizadas, mas voltaram a apresentar problemas. Contudo, até hoje, a obra de contenção feita pelo ex-prefeito de Parintins Lourival Albuquerque, nos anos de 1955/59, entre o conhecido “Chapão” e o Grupo Escolar Araújo Filho continua resistindo ao tempo e à fúria das águas do Amazonas. Importante registrar que essa obra teve a participação direta do mestre de obras, nosso querido, saudoso e inesquecível “Pitombeira”. Pergunto: Apesar do avanço tecnológico, qual a razão das atuais construções não ter vida longa?

No último dia 3.3.2018, o site “Parintins Amazonas”, de Hudson Lima, traz a manchete “Omar assegura R$ 15 milhões para muro de arrimo de Parintins” que renova as esperanças de evitar que a Praça do COMUNA’S BAR e do BUTECO DU VERÇOSA, assim como minha residência, e outras da mesma rua, sejam levadas pelas águas do rio Amazonas. A matéria também relata que o assunto vem sendo conduzido em estreita parceria com o gabinete do senador Omar, pois se trata de emenda parlamentar, e que vem sendo prioridade máxima do prefeito Bi Garcia e do secretário Mateus Assayag. Que bom!
O verdadeiro nome da Praça é “Judite Prestes”, foi inaugurada em outubro de 1985 na gestão do saudoso Gláucio Gonçalves. Em junho de 2001, passou por reformas na gestão do Enéas Gonçalves e Bi Garcia, sendo novamente inaugurada no mesmo ano.

Diante da gravidade do problema, a Defesa Civil já proibiu a passagem de veículos pela rua Caetano Prestes, sendo permitida, apenas, a permanência de pessoas na área. Um gigantesco retrocesso para um dos lugares mais bonitos de Parintins. Pelo jeito, a obra não começa, e logicamente não acaba, antes da Festa do Garantido e Caprichoso de 2018. É rezar para que novo deslizamento não aconteça no local que tem a presença de um bom público.

Será que em 2019 já terá sido solucionado? Vamos acompanhar e cobrar, pois além de vidas, tem patrimônio em jogo.

Ubaldino Meirelles

É Servidor Público Federal Aposentado
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar