Pesquisar
Close this search box.

Poxa, por que ele tem esse bafo de onça? Você precisa cuidar da boca do seu pet!

Assim como os humanos, os animais também precisam de cuidados com a saúde bucal. Ao contrário de nós, eles dependem de seus proprietários para manter seus dentes devidamente escovados e as bocas limpas. E, assim, evitar o aparecimento de possíveis doenças periodentais que afetam os pets. Elas são inúmeras e existe hoje tratamento para a grande maioria desde que a intervenção odontológica ocorra logo cedo. Mas o ideal é investir mesmo na prevenção dos problemas.

 Como começar desde cedo a escovação dos dentes dos bichinhos com um creme dental especial – sim, os que não têm flúor em sua composição e são só indicados para os pets. Já adulto, um animal resiste a qualquer manipulação em sua área dental que lhe cause qualquer desconforto. Como é um trabalho difícil nessas condições, grande parte dos seus tutores acabam mesmo desistindo e pagam caro por isso. Um tratamento dentário custa caro. 

Hoje, a odontologia veterinária é um importante ramo de atuação e cada vez mais profissionais aparecem no mercado com o aumento da demanda por esse tipo de serviço mais especializado. Então, quanto mais prematura a busca por um dentista veterinário, menos dispendioso sairá para seus donos por eventuais patologias que possam surgir nos dentes.

Cães e gatos sofrem muito com dor de dente e, como não falam, apenas vocalizam ou manifestam comportamentos de que algo não está muito bem com a dentição deles ou devido a outro problema. Não podem dizer ‘estou com uma dor de dente ferrada’. E ainda, não é nada agradável um animal ter halitose (o famoso bafo, mau hálito), mesmo que ele esteja muito limpo e higienizado. Então, por que também não cuidar regularmente da sua saúde bucal?

O insight é ficar sempre de olho neles. Não só nas doenças mais comuns que afetam os animais. Porque muitas vezes a causa pode estar lá num dente fraturado ou careado que pode causar infecções secundárias na boca e na parte gastrintestinal. 

Muitos pets chegam aos consultórios manifestando inquietação, choramingando e seus donos ficam desesperados. “Dr., eles comem a melhor ração, estão com as vacinas em dia, tomam os banhos regularmente e, mesmo assim, não estão bem. Levam uma vida de lorde, afinal. Então, qual o problema?”. Esta é a principal queixa manifestada pelos proprietários. E, na maioria das vezes, a causa dos problemas está nos dentes devido aos maus cuidados.

Hoje, grande parte dos cães e gatos acima dos dois anos de idade apresenta problemas orais em função do acúmulo de placa bacteriana e formação de cálculos dentários. Os pets não são vistos apenas como animais domésticos. Eles tornaram-se também membros da família. Então, seus donos desejam que seus companheiros tenham vida longa. Assim, a saúde oral contribui de forma significativa para alcançar essa longevidade.

POR DENTRO

Cuidados:

. Escovar os dentes pelo menos duas vezes por semana

. Controlar os tártaros

. Dar alimentos somente adequados, específicos, aos pets

. Nada de guloseimas, ricas em açúcar e carboidratos

. Ida periódica ao veterinário

. Exames periódicos

DICA ANIMAL

‘Quero reforço das minhas vacinas’

Não vacile. As vacinas devem receber um reforço a cada ano – as virais, a antirrábica e até a contra a giárdia. Seu pet deve estar imunizado contra doenças costumeiras que causam muito sofrimento aos bichinhos e cujo tratamento pode sair muito caro.

Nada mais agradável que ver um cão ou gato saudável. E isso vale para todo tipo de animal. Cuide sempre muito bem do seu melhor amigo peludo.

Foto/Destaque: Divulgação

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar