Pesquisar
Close this search box.

Por que rockstars têm menor expectativa de vida

A última rockstar – no sentido conceitual da palavra, não literal – a nos deixar precocemente foi Amy Winehouse. A lista é longa: Kurt Cobain, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison. Você já sabe o que as mortes deles têm em comum, né? Todos se foram com 27 anos e isso é motivo pra uma série de teoria conspiratórias dessas que a gente acaba perdendo horas pra ler na internet. Uma equipe de cientistas britânicos, no entanto, resolveu ir mais longe e pesquisar se é só coincidência ou se existe, de fato, algo por trás do Clube dos 27.
A conclusão: se você planeja viver bastante, fuja da carreira musical. E se ainda assim quiser, tenha uma banda, porque artistas solo tem duas vezes mais chances de morrer jovem do que membros de banda, de acordo com o estudo.
Cerca de 39% das mortes analisadas foram causadas por fatores relacionados a violência ou consumo de drogas ou álcool.
A pesquisa catalogou e examinou a vida de 1.489 músicos de rock, pop, punk e hip-hop em um período de 50 anos. Nesse período, 9,2% dos músicos analisados morreram e cerca de 39% dessas mortes foram causadas por fatores relacionados a violência ou consumo de drogas ou álcool.
Em seguida, o estudo comparou a duração média da vida desses músicos com a duração média da vida de uma pessoa comum com características parecidas. Por exemplo: a morte de Elvis Presley foi comparada a expectativa de vida de homens brancos, americanos, nascidos no mesmo ano que ele. E o resultado observado é que rockstars tinham só 87,6% de chances de estarem vivos que pessoas da mesma idade e etnia, a taxa de sobrevivência mais baixa entre todos os grupos identificados no estudo.
Informações de domínio público permitiram aos cientistas identificar que morte por overdose de drogas ou álcool era, de longe, a causa mais comum. Outra correlação com morte precoce é o registro de situações de abuso físico ou psicológico na infância.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar