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Podemos simular, sim, uma empresa sustentável

Amplamente discutida, a sustentabilidade é, muitas vezes, entendida pelas empresas como questão ambiental ou de responsabilidade social. Esta visão do tema faz com que, quase sempre, a sustentabilidade seja aplicada pelas empresas como fonte de marketing institucional. Mas ela também abrange o lado do negócio, da questão financeira e dos produtos fabricados.
Com a transformação do mercado, devido aos impactos provocados pela crise econômica mundial, o cenário se modificará notoriamente para uma avaliação de investimentos em ambientes que retornem financeiramente. E isto inclui as atividades de responsabilidade social e ambiental que afetem a estratégia global da empresa no mercado e ofereçam posições de liderança e melhor competitividade. Tudo isso, claro, deve resultar em retornos financeiros para a empresa.
Em um futuro breve, os cenários – questão ambiental, financeira e responsabilidade social – não poderão mais se dissociar, e serão aplicados mutuamente para gerar as melhores ações estratégicas da empresa e seu retorno. Então, sob o cenário de todas as possíveis ações de sustentabilidade, que vão desde a simples decisão de desenvolvimento de um produto até a definição estratégica da empresa, faz-se necessária uma capacidade de aplicação multivisão. E o melhor caminho é, como em qualquer situação de engenharia, poder projetar, antes da decisão final e da execução, o que será a melhor equação de sustentabilidade.
Neste ponto, a Tecnologia de Informação é uma importante ferramenta para formular esta ‘equação de sustentabilidade’, já que o tratamento dado para esta aplicação deve incluir a simulação de resultados, baseados nas possíveis decisões, investimentos, ações ambientais, sociais e questões financeiras. Trocando em miúdos, a TI pode, e muito, auxiliar as organizações a visualizarem um contexto competitivo mais amplo, em detrimento de uma visão ‘romântica’ da sustentabilidade.
Já existem softwares no mercado capazes de simular negócios sustentáveis, voltados para estratégias que focam negociações, viabilidade econômica de projetos, desenvolvimento de produtos, visão integrada das áreas gerenciais da empresa e posicionamento estratégico.
Um exemplo prático da influência da TI neste processo é no desenvolvimento do produto dentro dos conceitos de sustentabilidade, no qual podemos simular, por exemplo, como reduzir custos e riscos do negócio; quais são as máquinas e equipamentos alinhados com o meio ambiente e as ações estratégicas do negócio.
Uma mostra desta nova realidade será apresentada no dia 7 de outubro, durante o Congresso SAE BRASIL 2009, em São Paulo. Neste dia, o público terá a oportunidade de interagir na criação de um produto aplicando todos os conceitos de sustentabilidade. O produto será resultado de uma simulação usando uma ferramenta de TI, cujo foco é desenvolver uma visão sistêmica de sustentabilidade aplicada à gestão estratégica de organizações, inclusive financeira.
Você é nosso convidado a participar desta simulação.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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