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Planejando o site de sua empresa

Rebeca Freitas*

Hoje em dia tenho atuado na elaboração de um novo site para a empresa onde trabalho e planejar essa nova estrutura é algo que tenho levado muito a sério. Afinal, antes de tudo, devemos encarar o site como uma estratégia de marketing, portanto, deve ser planejada. Sem o devido planejamento não há êxito. Grande parte das empresas, dos diversos segmentos, já possui um endereço eletrônico; agora, se você ainda não esta incluído nessa “grande parte”, acho bom rever seus conceitos.
Para todos aqueles que estão pensando em construir um site para divulgar sua organização ou simplesmente querem dar cara nova ao site já existente, aqui deixo dicas de como fazê-lo. Algumas delas aprendi lendo obras inerentes ao assunto, algumas outras, aprendi na prática mesmo.
Para início de conversa, um site não deixa de ser um produto, portanto, provavelmente sua concorrência terá algo parecido a oferecer ao mercado. Desta feita, tenha em mente o seguinte: o segredo é ser diferente nos detalhes! Agora leve esta afirmativa para o mundo dos websites e reflita: o que eu posso oferecer de diferencial para os internautas? Que funções eu posso colocar no meu site que outras empresas do mesmo segmento não têm?
Pare um momento e faça um brainstorm. Se você fosse o internauta, o que você acharia interessante? Surgirão idéias inovadoras, pode acreditar.
Não deixe também de acessar os sites de seus concorrentes. Não, não é para você imitá-los, mas para analisá-los. O que ele tem feito de bom? Que atrativos ele tem no site? Fora isso, o que tem de ruim? A página inicial é poluída com informações desnecessárias? É um site pesado? Demora para carregar? Neste momento, o mais interessante é você conseguir visualizar os principais erros dele para não cometê-los futuramente.
Como em todo bom e estruturado planejamento, deixe claros os objetivos que você pretende com a criação e/ou reformulação do site. Em geral, esses objetivos não resultam num financeiro, apenas mercadológico. E é importante frisar isso naquela reunião estratégica que provavelmente você terá com seus superiores. Esclareça que, embora não traga, mesmo que a priori, lucro, os ganhos intangíveis podem ser extremamente positivos, como por exemplo, através do site vocês poderão trabalhar melhor a imagem da empresa, bem como terão um novo canal para alcançar prospects. Ademais, a comunicação com o cliente é mais rápida devido ao dinamismo desse novo instrumento. Entre uma série de outras vantagens. Se bem formulado, seu site se torna uma ferramenta de sucesso.
Lembre-se, lá nos primórdios da criação da internet, esta era utilizada como fonte de informação e essa verdade ainda permanece. Sendo assim, apresente informações que agreguem algum valor ao seu público-alvo. Agindo dessa maneira você terá a atenção dele e firmará sua presença na internet. Pare e pense: o que meu consumidor quer? Que tipo de informação atrai a atenção dele? Ultrapasse a linha de pensamento que define que o site é unicamente para apresentar novos produtos. Além de trabalhar o conteúdo básico que seu site terá, idealize informações adicionais que servirão como atrativo.

Planejamento da estrutura

A estrutura do site também é uma questão ímpar. Tome cuidado para não fazer com que sua página na internet se torne um labirinto cheio de entradas sem saídas lógicas. Estabeleça uma estrutura (ou mapa do site, como é comumente chamado) que contribua com seu objetivo de marketing traçado lá no início. E atente também à criação – caso sua empresa ainda não possua – de uma identidade visual adequada. Muitas são as tecnologias que auxiliarão você e sua equipe de programadores a desenvolver bem esta etapa. Acima de tudo, você precisa ter bom gosto.
E esteja certo de que, mesmo depois de efetuar todo o planejamento da sua tão sonhada página na internet, de estruturá-la, de acrescentar conteúdos informativos de valor e de escolher uma boa equipe de profissionais (e esse “detalhe” é importantíssimo) para t

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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