Pesquisar
Close this search box.

PIM registra queda na produção de motos em setembro

https://www.jcam.com.br/ppart05102011.jpg

Apesar de ser conside­rado um bom mês para o setor de duas rodas, se­tembro amargou queda na produção no Polo In­dustrial de Manaus. Fo­ram 180.881 unidades produ­zidas, 17% a menos na com­pa­ração com agosto e retração de 1% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomo­tores, Motonetas, Bicicle­tas e Similares).
“Os números demon­s– tram os impactos das me­di­­das de contenção de crédito adotadas pelo Banco Central”, explicou o presidente da Associação, Roberto Akiyama. Ele des­­ta­cou ainda que a diferença se justifica pela boa per­formance do setor no mês anterior. “Agosto foi um mês muito bom e com gran­de quantidade de dias úteis. Porém, a tendência da economia brasileira a partir de agora é de estabilidade”, apostou.
No acumulado do ano o resultado é diferente. A produção registra até o momento, crescimento de 19,6% em relação ao mesmo período de 2010. Só no último trimestre – de julho a setembro -, foram fabricadas 558,6 mil, contra as 533 mil do trimestre anterior – abril a junho – e contra as 545.602 mil produzidas entre janeiro e março deste ano.

Retração nas vendas foi de 12,6% na comparação entre os meses de agosto e setembro

Também nas vendas, setembro apresentou que­da. Foram 178 mil unidades, número 12,6% menor em relação a agosto (203,6 mil unidades). No entanto, no comparativo com setembro do ano passado, o setor alcançou um leve crescimento de 2% nas vendas.
Já entre julho e setem­bro, o resultado das ven­das foi positivo. Foram vendidas no atacado 542,8 mil motos contra 503,6 mil unidades do trimestre anterior – abril a junho – e contra as 529,7 mil comercializadas nos três pri­meiros meses do ano.
Também no acumulado do ano, as vendas cresce­ram 8,8% em relação a 2008, que de acordo com a Abraciclo, é considerado o melhor ano para o setor de duas rodas.
“Nossas projeções são de aumento de 11% para as vendas e 14% para a pro­du­ção até o final do ano, sobre os números de 2010”, enfatizou Akiyama.

Fabricantes e revendedores otimistas

Os números de setem­bro parecem não ter afe­tado a confiança dos 445 expositores – entre fabri­cantes e comerciantes- do se­tor que se reúnem des­de ontem no Salão de Duas Rodas, em São Paulo.
O evento é marcado por lançamentos, como os da Ka­sinski que apresentou oito novos modelos de bici­cletas elétricas e uma linha de motos fabricadas com fibra de carbono. De acordo com a assessoria da empresa, o objetivo é inovar em tec­nologia e apostar nas exportações a partir do próximo ano.
A Harley Davidson que já possui montadora em Manaus, também lan­­çou oito modelos e anunciou a instalação de uma concessionária na capi­tal amazonense além de em outras seis cidades brasileiras. A intenção da empresa, que co­meçou a produzir em escala maior a partir de fevereiro, é expandir a mar­ca para públicos mais abrangentes.
A Moto Honda tam­bém apresentou três no­vos modelos, com foco no público interno. “Produzi­mos no Brasil para os bra­sileiros e esse segue sendo nosso principal objetivo”, comentou Paulo Takeuchi.
Destaque também pa­ra as empresas BMW Mo­tors, Shineray, Traxx, Ka­sin­sky, Dafra e Yamaha que também trouxeram lan­ça­mentos e projeções de novos negócios para o setor.
* Repórter viajou a São Paulo a convite da Abraciclo

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar