Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa realizada pelo Ibope aponta que internauta reduziu uso do Orkut

O Orkut ainda é a rede social preferida dos brasileiros, mas vem perdendo espaço para o Twitter e o Facebook, mostra pesquisa realizada pelo Ibope.
Segundo o levantamento, que entrevistou 8.561 pessoas em 11 regiões metropolitanas, metade dos entrevistados disse que usa o Orkut menos que antes, 30% mantiveram o mesmo tempo de uso, enquanto 20% estão usando mais o serviço.
Apesar disso, o Orkut ainda é o mais acessado: 90% dos entrevistados são usuários da rede, contra 14% do Facebook e 13% do Twitter.
Segundo o presidente da consultoria especializada em internet Predicta, Marcelo Marzola, o Facebook se tornou muito mais que uma rede social e, por isso, a tendência é que ganhe cada vez mais espaço sobre o Orkut.
Ele observa que, enquanto o site de relacionamento do Google ainda está muito restrito ao contato entre amigos, o Facebook se tornou uma plataforma para uma série de aplicativos que a empresa vem desenvolvendo, como jogos e mecanismo de recomendação de conteúdos (notícias, por exemplo).
“O Facebook tem sido muito mais inovador que o Orkut. A tendência é que ele vire a home (página inicial de acesso à internet) das pessoas. Tudo que elas fizerem na internet deve passar por ele’’, prevê Marzola.

Fonte de informação

Para o presidente da Predicta, cada vez mais os internautas devem usar as redes sociais menos como meio de relacionamento e mais como fonte de informação. O próprio twitter já funciona essencialmente dessa forma. “Amigos são um ótimo filtro para o enorme volume de informação que circula na internet’’, observa.
Segundo a pesquisa do Ibope, divertir-se (51%) e informar-se (37%) são razões importantes para entrar nas redes sociais.
O levantamento constatou, porém, que a principal motivação dos internautas para usar as redes sociais ainda é o relacionamento com os amigos (73%), o que explica um pouco por que o Orkut continua sendo o mais acessado.
Outra razão é o Orkut ser a rede social mais antiga. Segundo Marzola, pessoas com amigos no exterior foram as primeiras a acessar o Facebook, que globalmente está à frente do Orkut.
Gradualmente, o site deve ganhar mais integrantes das classes de renda mais baixa, estima. Segundo o Ibope, 45% dos usuários de redes sociais no Brasil são das classes A e B, outros 45% da classe C, e 10% das D e E.
O estudo do Ibope também revelou que a maioria dos consumidores aprova o uso das redes sociais para divulgação de produtos e marcas. As empresas, porém, precisam ser criativas no uso desse canal de comunicação, afirma Marzola.
“As pessoas estão cada vez mais reativas à propaganda tradicional. O marketing nas redes sociais tende a atingir pessoas que já têm uma afinidade prévia com o produto.’’

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar