Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa aponta que índios eram 0,47% da população

Dados do Censo 2010 divulgados na sexta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que o país tinha 896.917 indígenas naquele ano. Isso representa 0,47% da população brasileira.
Do total de indígenas, 517.383 (57,7%) viviam em 505 terras indígenas, que ocupavam 12,5% do território nacional.
Essas terras são de patrimônio da União e de uso exclusivo dessa população. A constituição as classifica como terras “por eles habitadas em caráter permanente, utilizadas para suas atividades produtivas, imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições”.
O Censo também mostrou que um quinto dos índios do país vive no Amazonas. A região Norte como um todo concentra 38,2% dessa população.
Mas foram encontrados indígenas em todos os Estados do país, tanto na área rural quanto na urbana. O Distrito Federal, o Piauí e o Rio Grande do Norte foram as únicas Unidades da Federação sem terras indígenas demarcadas, mas com presença dessa população em outros locais.
A metodologia usada pelo instituto para chegar ao número total de indígenas em 2010 foi diferente da dos censos anteriores. No passado, eram computados apenas aqueles que se dissessem indígenas ao serem questionados sobre sua cor ou raça. Em 2010, esse grupo somou 817,9 mil pessoas.
Em pesquisas piloto, porém, o IBGE notou que muitos não associavam a condição de indígena à cor da pele. Assim, o instituto passou a perguntar aos moradores das terras indígenas que se dissessem de outra cor se eles se consideravam indígenas de acordo com aspectos como tradições, costumes, cultura e antepassados. No total, 78,9 mil pessoas que haviam dito ser de outra cor (principalmente parda) responderam que sim, o que levou ao número final de 896,9 mil indígenas.

Ocas

Em 2010, apenas 12,6% dos domicílios usados por indígenas eram ocas. Segundo dados do Censo 2010, o tipo mais comum de residência eram casas.
De acordo com a pesquisa, as tradicionais ocas não eram muito comuns nem mesmo nas terras indígenas. Dos 505 territórios demarcados no país, apenas 2,9% eram formados apenas por ocas. Já em 58,7% das terras indígenas não havia sequer uma oca.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar