Pesquisa aponta falta de itens nas prateleiras dos supermercados

Ruptura ou simplesmente falta de produto. Não importa o nome que lhe seja atribuído, a falta de produtos nas praleteiras ainda é um dos grandes problemas que os supermercados enfrentam, no Brasil e no mundo.

De acordo com pesquisa realizada pela Associação ECR Brasil, em parceria com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e a Nielsen, que levou em conta apenas marcas líderes, nas principais redes da Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro, o índice de falta de produto alcançou 8%, isto é, de cada cem produtos procurados, oito não foram encontrados pelos pesquisadores nas gôndolas.

Com base nesses dados, é fácil concluir que a ruptura, além de causar muitos transtornos ao consumidor, prejudica os negócios tanto do varejo, quanto para a indústria. É um dos grandes gargalos que não apenas provocam perda de faturamento e de lucro, como também irrita o consumidor, afetando negativamente qualquer estratégia de fidelização de clientes.

Para combater o problema da ruptura, a Associação ECR Brasil propõe ao mercado nacional a “Campanha do Bilhão”. Podem participar varejistas, atacadistas, distribuidores, fabricantes, operadores logísticos, enfim, todos os integrantes da cadeia de abastecimento, desde que estejam acompanhados de pelo menos de um de seus parceiros comerciais.

Buscando soluções

As regras da campanha e a maneira de conquistar “prêmios” foram definidas por representantes da indústria, atacado e varejo e de várias entidades representativas de segmentos comerciais, que formam o Comitê Executivo da associação. O “jogo” vai se estender por vários anos e os ganhos serão provenientes da redução das bilionárias perdas causadas pela falta de produto e ineficiências ao longo da cadeia de abastecimento brasileira. A conta é simples: quanto representa cada ponto porcentual de ruptura no setor supermercadista, por exemplo, cujas vendas superam R$ 100 bilhões ao ano?
A campanha consiste em identificar as principais causas e combater sistematicamente as rupturas, por meio da adoção de processos e melhores práticas desenvolvidas e recomendadas pelas empresas participantes.

As empresas vão propor soluções para a definição do sortimento adequado para cada ponto-de-venda, identificação e cadastro de produtos, previsão de vendas, logística, reposição, divergências entre inventários físicos e contábeis, parâmetros de sistemas, entre outras táticas, que serão reunidas em fascículos com os temas: como resolver/atacar o problema em sua loja, como identificar e cadastrar produtos, como fazer suas previsões de vendas, como desenvolver sua logística para abastecer as gôndolas e como definir o sortimento e o uso do espaço das gôndolas.

Participação e contatos

Os dois primeiros fascículos já foram enviados para mais de 2,5 mil empresas de todas as regiões do país que se cadastraram na campanha e estão disponíveis para download, gratuitamente no site da Associação ECR Brasil (www.ecrbrasil.com.br).
Os interessados em participar e obter mais informações sobre a da Campanha do Bilhão devem entrar em contato com a Associação ECR Brasil pelo telefone (11) 3034-4012 ou pelo e-mail: [email protected]

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email