Pesquisar
Close this search box.

Passeio de aromas e sabores no parque dos vinhedos é atração

O Vale dos Vinhedos representa o legado cultural e histórico deixado pelos imigrantes italianos, chegados ao Brasil em 1875. Os costumes e tradições estão enraizados nas pessoas e, até mesmo, na paisagem do Vale. A construção de capelas e capitéis, a devoção aos santos, o dialeto vêneto e, principalmente, o cultivo da videira e a produção do vinho são marcas da imigração italiana.
Vales e montanhas cobertos de parreirais marcam a beleza do Vale dos Vinhedos, hoje visitado por quem aprecia o enoturismo. Pela região encontram-se pequenas propriedades rurais dividindo espaço com vinícolas renomadas, que ao longo dos últimos anos conquistaram destaque nacional e internacional pela qualidade e personalidade dos seus vinhos.
Os vinhos do Vale são os únicos do país a apresentar o Selo de Indicação de Procedência, garantindo a origem dos vinhos finos ali produzidos. Um roteiro pela região permite que os visitantes tenham contato com o mundo rural, contribuindo para a preservação da autenticidade da região através da divulgação do seu artesanato, do patrimônio paisagístico, arquitetônico, museológico e da gastronomia.
Em qualquer época do ano é possível visitar mais de 20 vinícolas, cada uma com suas características e diferenciais.
As visitas são guiadas e possibilitam ao turista conhecer todo o processo de elaboração dos vinhos, desde o cultivo da videira, colheita, vinificação, armazenamento, engarrafamento, envelhecimento até chegar à comercialização. É uma verdadeira viagem pelos sentidos onde é possível conviver e interagir com agricultores e proprietários de vinícolas, grande parte delas familiares.
As visitas acontecem durante toda a semana. Para grupos recomenda-se o agendamento prévio feito diretamente com cada empresa.

Memorial
do vinho

Quem visita o Vale dos Vinhedos não pode deixar de conhecer o Memorial do Vinho e a Casa do Filó no Hotel Villa Michelon.
Com um acervo de peças utilizadas na colheita da uva e no processo de elaboração do vinho pertencentes ao período da colonização, o Memorial do Vinho apresenta, de uma forma autêntica, os tempos mais difíceis da época da imigração que iniciou por volta de 1875. No local, também é possível conhecer peças ligadas a agricultura, aos primeiros moinhos, artesanato, móveis e utensílios, além da religião.

Visitantes podem acompanhar evolução

Com um acervo de peças utilizadas na colheita da uva e no processo de elaboração do vinho pertencentes ao período da colonização, o Memorial do Vinho apresenta, de uma forma autêntica, os tempos mais difíceis da época da imigração que iniciou por volta de 1875. No local, também é possível conhecer peças ligadas a agricultura, aos primeiros moinhos, artesanato, móveis e utensílios, além da religião, fortemente preservada pelos descendentes até os dias atuais.
Além das peças, 48 painéis temáticos contam fatos históricos do vinho no Rio Grande do Sul, Brasil e no mundo. Textos, fotos e mapas dão maior ênfase à história do vinho no Vale dos Vinhedos, contemplando registros, imagens e depoimentos de descendentes diretos dos precursores da vitivinicultura na região. A Linha do Tempo permite que o visitante acompanhe a evolução das técnicas empregadas no cultivo das uvas e na elaboração do vinho desde o final do século 19.
Já a Casa do Filó se constitui num centro de lazer e convivência que abriga parte do acervo e conta, através de painéis, a caminhada da fé dos imigrantes italianos do local. As manifestações religiosas estão representadas pelas imagens das capelas e capitéis construídos no tempo da colonização. Relatos familiares acompanhados de fotografias de época mostram o cotidiano e as atividades da comunidade.

Enoturismo
é apreciado

O Enoturismo é motivado pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições e tipicidade das localidades que produzem essa bebida. Ao descobrir o vinho no seu meio natural, compreende-se que esta não é uma bebida qualquer, mas sim um produto tradicion

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar