Pesquisar
Close this search box.

Partidos têm prazo até quinta-feira para definir candidatos na disputa eleitoral em outubro

 MARCELO PERES

Face: @marcelo.peres   Twitter: @JCommercio

Os partidos políticos têm até sexta-feira (05) para definir os candidatos que disputarão as eleições deste ano no Amazonas. Pelo menos sete convenções já foram realizadas para a escolha de novos postulantes aos cargos. E o anúncio dos outros nomes de agremiações está sendo aguardado com muitas expectativas, principalmente a definição do vice do governador Wilson Lima (UB), aliado do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), na campanha pela reeleição.

O Avante e o União Brasil farão a convenção conjunta nesta quinta-feira (4). Quatro nomes estavam cotados para serem o vice de Lima – Marcos Rotta, Sabá Reis, Sádia Fraxe e Tadeu de Souza, todos, ex-secretários municipais. Além de secretário, Rotta também acumulou o cargo de vice-prefeito.

No final da noite de ontem, foi anunciado que o vice de Lima será Tadeu de Souza. Ele foi a principal aposta do prefeito para ocupar o cargo por seu perfil técnico, sem envolvimento político, ao contrário dos demais postulantes. “A escolha foi muito criteriosa”, ressaltou o prefeito. A decisão será anunciada hoje pelo governador. Almeida reafirmou, porém, que não apoiará o presidente Jair Bolsonaro (PL) na campanha pela reeleição por conta dos decretos presidenciais sobre o IPI, afetando o Amazonas.

A situação é vista como esdrúxula porque Lima é aliado de Bolsonaro. David Almeida anunciou também que não vai apoiar Lula, cujo palanque está sendo coordenado pela federação com o PT, e tem como candidato ao governo o senador Eduardo Braga. O prefeito ressaltou que tem independência para decidir seu caminho político.

A federação PSDB-Cidadania confirmou Amazonino Mendes como candidato majoritário, tendo como vice o ex-deputado estadual Humberto Michilles.

É a quarta vez que Amazonino irá disputar o cargo. Para ele, com seus mais de 80 anos de vida, as novas eleições serão memoráveis. O ex-governador está otimista. “Será uma disputa comandada pelo povo, soberano, firme e grandioso”, ressaltou.

O velho cacique disse que tem visto a dor e a fome dos amazonenses, garantindo que será parceiro da população. “Eu sou candidato para quê? Para encontrar soluções para essa situação, como comida na mesa das pessoas e gerar emprego”, acrescentou.

O ex-prefeito Arthur Virgílio Neto vai disputar o Senado pela mesma federação. Sua primeira suplente será a educadora Maria do Carmo Seffair. No último dia 30, ocasião em que foi realizada a convenção, outras lideranças tucanas prestigiaram o encontro, entre eles a presidente do PSDB-Mulher no Amazonas, Elisabeth Ribeiro; o membro da Executiva Nacional do PSDB e ex-deputado federal Arthur Bisneto; o presidente regional do Cidadania, Elcy Barroso; e os candidatos aos cargos proporcionais (deputado federal e estadual).

O deputado estadual Ricardo Nicolau é o candidato do Solidariedade ao governo do Amazonas. O vice ainda não foi definido. Durante a convenção, realizada no domingo (31), ele lançou a Coligação ‘Nós, o povo’ e afirmou que as pessoas serão a sua prioridade número um.

O parlamentar citou que o combate à fome, a implantação do melhor sistema público de saúde do Brasil e a economia sustentável serão os principais pilares de seu projeto caso se eleja governador do Estado. “Tudo o que digo pode ser resumido em uma só palavra – compromisso. Celebro um pacto profundo entre a minha vida e a vida de todos os cidadãos que vêm nos 62 municípios do Amazonas”, ressaltou. “Vamos fazer o que tem que ser feito”, acrescentou.

Outros nomes

Ainda no domingo (31), o advogado Marcelo Amil foi oficializado como candidato do PSOL ao governo do Amazonas. E o professor e sociólogo Luiz Carlos Marques será o seu vice na chapa do partido.

A federação Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV) decidiu que o palanque de Lula no Amazonas terá o senador Eduardo Braga disputando o governo. O também senador Omar Aziz será o candidato da aliança à reeleição. E a vereadora Cheila Moreira, de Itacoatiara, ficará com a primeira suplência na chapa para o Senado.

O PT estadual está rachado em relação a Braga e Omar. A resistência interna vem principalmente do deputado federal José Ricardo, do ex-deputado federal Francisco Praciano e do vereador Sassá da Construção, pré-candidato à Câmara Federal, Isso ficou muito bem transparente durante a convenção do partido. Os três se retiraram do encontro com os correligionários após a chegada dos dois senadores.

O presidente do diretório municipal do PT, Valdemir Santana, está cotado para ser o vice na chapa de Eduardo Braga ao governo. O senador conta com um aliado de peso. Lula ressaltou que ele tem o perfil ideal para governar o Estado por mais quatro anos.

Como mote da campanha, Braga defende a construção de prontos-socorros nas zonas norte e leste de Manaus. “O povo precisa de mais unidades para desafogar as filas que existem hoje”, disse ele. A convenção do MDB acontecerá nesta quinta-feira (05). Nessa data, será escolhido o vice de Braga.

Carol Braz foi oficializada como a candidata do PDT ao governo estadual. Seu vice será o engenheiro civil Cláudio Machado. O ex-deputado estadual Luiz Castro foi confirmado como candidato do partido ao Senado. A sigla terá 25 postulantes ao cargo de deputado estadual e nove para a Câmara Federal.

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar