Pesquisar
Close this search box.

Obras revelam o universo musical

https://www.jcam.com.br/PGC4_1512_020.bmp

Autores fazem um passeio por histórias que envolvem jazz, rock e MPB

O luxuoso livro “Jazz Através dos Tempos” (Edições de Arte), de João Francisco Franco Junqueira, que também é músico, passeia de forma didática por toda a evolução do jazz, detalhando o início de tudo nos anos 1910, quando a Original Dixieland Jazz Band e o Hot Five, de Louis Armstrong, começaram a levar ao grande público um ritmo sincopado; depois, avança pela era das big bands – Glenn Miller, Benny Goodman e Duke Ellington reuniam milhares de fãs para dançar em galpões. O autor acompanha o desenvolvimento do estilo e detalha também o surgimento do bebop, do cool jazz e do fusion. Além do primoroso material fotográfico, o lançamento é valorizado por conter três CDs que complementam o texto e trazem clássicos do gênero.

Em “Novos Baianos – A História do Grupo Que Mudou a MPB” (Laluzi Editora), Luiz Galvão, um dos fundadores dos Novos Baianos e o principal letrista da banda turbinou a nova edição, transformando a obra na narrativa definitiva sobre o grupo. Galvão se sobressai como um porta-voz sóbrio da trupe. Dono de uma prosa clara e elegante, ele detalha com intensidade como uma porção de garotos hippies conseguiu criar algumas das canções mais diversificadas e influentes do Brasil.
Para os fãs de rock’n’roll, “Mais Rock Raro: O Maravilhoso e Desconhecido Mundo do Rock – Vol. 2” (Lazulli), Wagner Xavier discorre sobre os anos 1960 e 1970, época em que se produziram grandes discos de rock, lançados por bandas que se tornaram populares no mundo todo. Mas a outra face dessa moeda ficou na obscuridade por décadas. A proposta desse segundo volume da série Rock Raro é jogar um feixe de luz sobre grupos e artistas que há tempos vivem na marginalidade do mainstream. Wagner Xavier oferece 343 resenhas de álbuns de sua imensa coleção particular. Vai da psicodelia chilena do Aguaturbia até o beat israelense dos Churchills, do progressivo português de José Cid até o folk argentino do Porsuigieco. Cada resenha vem acompanhada também de ficha técnica, cotação e fotos de capa e contracapa.

Apesar do título do livro, “The Rolling Stones – A Biografia Definitiva” (Record), de Christopher Sandford, a obra nunca vai existir uma biografia da banda, já que as nuances inerentes ao grupo são vastas e ilimitadas. Mas a obra de Sandford, lançada originalmente em 2012 para coincidir com o cinquentenário dos veteranos roqueiros, consegue fazer uma completa, sarcástica e por vezes reveladora crônica das tumultuadas décadas em que os Stones redefiniram absolutamente tudo no universo do rock. Assim como o grupo, o livro tem um aspecto bipolar. O livro faz um passeio pelos anos rebeldes dos Stones, depois, o foco muda e o que temos são contratos milionários, turnês gigantescas e músicos com um estilo de vida que poderia ser confundido com o dos mais inacessíveis aristocratas.

Das páginas de Sandford emergem as figuras opostas que ditam os rumos da banda: o sempre pragmático Mick Jagger, um performer extremamente profissional e um homem de negócios astuto, e Keith Richards, que apesar de toda a excentricidade aparece como um sujeito inteligente e até mesmo sensível. O autor não se esqueceu também das mulheres que ajudaram a forjar a personalidade dos Stones. Marianne Faithfull, namorada de Jagger durante a época da Swinging London, foi fundamental para que o cantor desenvolvesse um lado mais culto e de bon-vivant. Já Anita Pallenberg exerceu sobre a banda ímpeto criativo, mas também trouxe uma força destrutiva e uma decadência chique. A princípio namorada de Brian Jones, ela depois se aninhou com Richards e, para o bem ou para o mal, mudou a vida do guitarrista.

Por Dentro

Livro sobre os Rolling Stones é uma espécie de crônica dos anos rebeldes de um dos maiores grupos de rock de todos os tempos

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar