Pesquisar
Close this search box.

OAB, CNBB e outras entidades fazem protesto e criticam PM

No embalo das manifestações por todo o país, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos no Brasil) e outras dezenas de entidades se reuniram hoje para dar “vazão institucional” aos protestos e lançaram um projeto de lei de iniciativa popular com uma nova reforma política, por “eleições limpas”.
“Sem a participação popular e pressão da opinião pública, o Congresso não aprova as reformas necessárias”, disse o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado.
No ato, o presidente da OAB defendeu a desmilitarização da polícia e criticou a atuação dos agentes de segurança nas últimas manifestações. Em Brasília, por exemplo, a Polícia Militar impediu que os manifestantes chegassem à Praça dos Três Poderes, ponto tradicional de reivindicações populares.
“Não se faz segurança pública tratando manifestante como delinquente, afugentando e demarcando até onde pode ir”, disse o presidente da OAB.
Eleições limpas
As entidades apresentaram diversas propostas, que deverão se tornar projetos de lei de iniciativa popular. Antes de o projeto tramitar no Congresso, porém, é necessário recolher assinaturas de 1% do eleitorado (pouco mais de 1 milhão).
O modelo é semelhante ao da Lei da Ficha Limpa. O projeto de reforma política, assim como a Ficha Limpa, foi elaborado pelo MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral). Agora, segundo as entidades, a campanha será por “eleições limpas”.
“Partimos do pressuposto que o sistema eleitoral não serve mais para o Brasil. O sistema atual desrespeita a sociedade. Vamos propor a extinção da doação por parte de empresas. Empresa não exerce a cidadania, tem por finalidade o lucro e infelizmente tem sido esse propósito nas eleições”, disse o juiz Marlon Reis, do MCCE.
A pauta de reivindicações inclui ainda mais dinheiro para saúde e educação, controle de gastos da Copa do Mundo e das planilhas das tarifas de ônibus, além de uma espécie de “Procon do serviço público”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar