Número de recalls dobra em oito anos

Em 2011, foram realizados no país recalls de 75 produtos, sendo veículos e motocicletas os produtos líderes, com 41 e 14 campanhas, respectivamente.

Em 2011, foram realizados no país recalls de 75 produtos, sendo veículos e motocicletas os produtos líderes, com 41 e 14 campanhas, respectivamente. A informação foi divulgada ontem pelo Ministério da Justiça. O número é menor que o registrado em 2010 (77 campanhas ao todo no ano passado), mas em oito anos o total de recalls mais que dobrou, já que em 2003 foram 33 campanhas de chamamento para corrigir defeitos de produtos, sem nenhum custo.
Em nota, o Ministério da Justiça ressaltou, no entanto, que o número ainda é bem diferente do registrado em outros paí‑ ses. Segundo o ministério, nos Estados Unidos, por exemplo, foram anunciados cerca de 60 recalls só neste mês.
“Quando há o reco‑ nhecimento de eventual risco para o consumidor, a realização da campanha de chamamento elimina o risco e pode evitar aciden‑ tes de consumo”, destacou Juliana Pereira, diretora do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), na nota.
O ministério lembra que, neste ano, o consumidor passou a contar com mais um canal de informação e controle de realização de recall. Uma portaria conjunta do Ministério da Justiça e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determina que as campanhas de recall de veículos não atendidas no prazo de um ano, a contar da data de sua comunicação, constarão no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email