Pesquisar
Close this search box.

Nokia inicia transmissão de TV Digital

A Nokia lançou na tarde de ontem em Brasília (DF) o receptor de TV digital compatível com o SBTVD (Sistema de Transmissão Brasileiro de Televisão). O modelo SU – 33 Wb tem seu software produzido na fábrica do PIM (Polo Industrial de Manaus) e foi desenvolvido por profissionais do INdT (Instituto Nokia de Tecnologia).
O receptor estará disponível para comercialização a partir da próxima semana, em um conjunto especial com o aparelho Nokia N 85 com o valor sugerido de R$ 1.599. Individualmente, o produto começa a ser vendido somente em janeiro de 2010, porém o preço ainda não pode ser divulgado. A expectativa é de que até o primeiro semestre de 2010 o produto também já esteja à venda em pacote com os aparelhos Nokia N 97 e Nokia 5800. O Nokia N 85 foi escolhido inicialmente por ser um telefone mais flexível, já possuir acesso à internet 3G e Wi-fi, navegação assistida com A- GPS e cartão de memória com 8 Gb.
De acordo com o presidente da Nokia do Brasil, Almir Luiz Narciso, a ideia de fazer investimentos para o segmento de TV digital se deve à democratização da internet. “Com o advento da tecnologia, foram surgindo cada vez mais ferramentas para produtividade na tecnologia móvel, além de conteúdos e soluções não apenas para a telefonia, mas também novas perspectivas para desenvolvermos potenciais em termos de crescimento econômico”, comentou o executivo sem revelar números para aporte no desenvolvimento do receptor.
Ainda segundo Narciso, o uso do receptor objetiva agregar mais valor aos usuários de telefonia celular e também vai aumentar a qualidade do serviço de TV digital no Brasil. A utilização do receptor é feita de maneira simples. “O consumidor vai sincronizar o receptor com o telefone através do Bluetooth, digitar uma senha e a partir daí já pode sintonizar os canais de TV aberta”, explicou. Atualmente, Manaus já conta com duas emissoras disponíveis e mais uma experimental que podem ser ajustadas no aparelho.
A qualidade da TV digital no celular vai ser igual em qualquer local do Brasil, até mesmo naqueles em que a internet ainda não chegou com totalidade. “Não se trata de luxo. O ideal é que a cobertura chegue pelo menos de uma maneira razoável até mesmo onde ainda não exista cobertura”, salientou. O receptor também foi fabricado pensando nas questões ambientais e possibilitando a redução de custos.
O presidente informou também que hoje em dia, de um total de 4,4 bilhões de celulares operando em todo o mundo, mais de 1 bilhão pertencem à Nokia. O executivo disse acreditar que isso se deve ao fato de que atualmente as pessoas trocam de celular a cada ano.
Na avaliação do vice-presidente executivo de Relações Corporativas e Responsabilidade Social Nokia Global, Esko Aho, o elo entre a TV digital e a telefonia vai diversificar ainda mais esses dois serviços. “Com todos esses valores agregados, vamos poder conectar pessoas e potencializar os sistemas mais utilizados no telefone como, por exemplo, mídia, multimídia, navegação e internet móvel”, destacou. A previsão é de que, até 2013, aproximadamente 770 milhões de consumidores com aparelho celular já sejam usuários de internet móvel.
O vice-presidente informou ainda que a Nokia continua fazendo trabalhos para investir em pesquisas e desenvolvimentos de novos produtos, e, também com parcerias nas fábricas da Finlândia e da Suécia.

(*) A repórter viajou a convite da Nokia

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar