Pesquisar
Close this search box.

Nelson Jobim diz que vai reformular Ministério

O ministro Nelson Jobim anunciou que vai reformular o Ministério da Defesa e que pretende criar uma secretaria geral, ou executiva, a exemplo dos ministérios civis. Com isso, ele estará na prática estabelecendo uma nova instância de poder dentro das Forças Armadas, que têm os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
O novo cargo funcionaria como o antigo Emfa (Estado-Maior das Forças Armadas), extinto justamente pela criação do Ministério da Defesa no governo Fernando Henrique Cardoso. O último chefe do órgão, general Benedito Leonel, era até mais forte do que os ministros de cada Força.
Jobim explicou que o ocupante da nova secretaria será um oficial general escolhido por antigüidade, como os comandantes, e com rodízio entre as três Forças.
Para evitar reações negativas dos militares, o ministro disse que o novo secretário geral, ou executivo, não o substituirá durante suas ausências do país. Se isso ocorresse, significaria que o detentor do cargo estaria acima dos comandantes.
O ministro está no Haiti acompanhado dos comandantes do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, que foram informados apenas “por alto” sobre a intenção de reformulação da Defesa.
A intenção de Jobim é manter o contato direto com os três comandantes para discutir questões estratégicas e operacionais das Forças, delegando toda a parte burocrático-administrativa para a nova secretaria, que se articularia com os segundos escalões dos comandos.
Nelson Jobim anunciou que toda a reformulação da Defesa vai passar pelo Plano Estratégico de Defesa Nacional, a ser elaborado por um grupo de trabalho que será anunciado oficialmente no Palácio do Planalto. Farão parte desse grupo o próprio ministro, o ministro Roberto Mangabeira Unger (Secretaria de Planejamento de Longo Prazo) e os três comandantes militares.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar