Pesquisar
Close this search box.

MÚSICA

GEÍSA FRÖHLICH
G [email protected]

A função do artista é violentar! Já diria o cineasta Glauber Rocha. Ele pregava que a arte deveria ser uma revolução, uma mudança nas leis naturais e sociais! A prerrogativa parece não ser apenas um pensamento exclusivo do idealizador do cinema Novo, mas de artistas – que assim como Glauber – acreditam que a arte deve cumprir um papel, que vai além do entretenimento. O músico Tico Santa Cruz é um destes nomes que aproveita o poder da mídia – não apenas para promover seu trabalho – mas também para ‘brigar’ por questões que a maioria prefere não opinar. “Minha função como artista é entreter e aproveitar o ensejo para levar aos jovens que me ouvem alguma mensagem que lhes faça refletir sobre suas responsabilidades”, contou o líder do Detonautas Roque Clube em entrevista ao Estilo de Vida.
A internet é sua principal ferramenta desde o início. Tudo começou com uma pergunta por meio da web: alguém toca algum instrumento aí? Perguntou Tico Santa Cruz. E lá se vão mais de uma década de estrada. E de rock!
Hoje, a internet é base para divulgação da Detonautas, que virou um selo independente, e para questões que envolvem política, ativismo e reflexões do roqueiro. Os fãs que o seguem têm o músico com um verdadeiro exemplo de comprometimento com a arte e as questões sociais. Os pensamentos são expostos nas redes, nas músicas, nos livros… Por meio das palavras, ou dos símbolos que carrega gravado no corpo. “Tenho 80% do meu corpo coberto por tatuagens, grande parte delas com símbolos que representam energias importantes para mim. Sou agnóstico, mas tenho fé na força das palavras e dos símbolos. Acredito no poder da mente”, revelou.
Indignação com a política nacional é um dos pontos mais tocados em sua página pessoal no Facebook. “O país nunca teve o interesse na formação de uma juventude com poder de conhecimento e questionamento por razões óbvias, mas seria um desperdício muito grande ter um microfone na mão, milhares de pessoas lendo e me ouvindo e não aproveitar isso para levar adiante questões importantes sobre a sociedade e a política nacional”, enfatizou o vocalista.
Recentemente, Tico se envolveu na questão do Chorão Skate Parque. O espaço localizado em Santos, São Paulo, criado pelo vocalista da banda Charlie Brown Júnior ia ser demolido por conta de uma dívida. Porém, com a ajuda dos fãs, de parceiros importantes, da família de Chorão e claro, das redes, Tico conseguiu contornar a situação e novas negociações podem salvar de vez o Sk8 Parque.
“A Classe artística Brasileira em sua grande maioria teme explanar sobre questões sociais e políticas, ou por medo de perder os espaços que estão muitas vezes nas mãos de políticos ou por medo de se tornarem chatos aos olhos da massa que não se interessa por esses assuntos. Acredito que o artista tem como função também dar voz aos anseios do povo e não somente entreter por entreter”, completou.
Ele provoca, e parece não se importar com as críticas. Se, por um lado, é considerado polêmico por alguns, por outro, é idolatrado por muitos. E ele segue provocando, com respeito e embasamento, e para os que discordam de seus pensamentos e comportamento, um recado deixado na sua página pessoal: “Ame ou me odeiem, mas não vou passar neste mundo em vão.”

QUEM É VC
Banda Detonautas se tornou um selo de rock independente, exemplo de atitude, e que sempre estão antenados com os acontecimentos que se refletem no dia a dia de nosso país. Na história da banda, entre prêmios e turnês – incluindo uma pelo Japão – os discos “Detonautas Roque Clube”, “Roque Marciano”, “Psicodeliamorsexo&distorção”, “O Retorno de Saturno” e “Detonautas Acústico Ao Vivo” somam mais de dez anos de shows e sucessos. Desde o início, uma das características da banda já era a de dizer ‘com todas as letras’, o que muitos querem dizer, mas não tem coragem. Para quem acompanha a trajetória, deve lembrar de “Ladrão de Gravata”. Agora é a vez de “Quem é Vocë”, “crônica do cotidiano brasileiro”, como aponta o próprio autor. Na canção, Tico Santa Cruz coloca o ‘dedo na ferida ’com a indagação. Problemas como a falta de hospitais, educação defasada no país e a diferença entre as classes sociais são alguns dos fatos apontados na canção.
“O Retorno de Saturno” teve um papel importante na história da banda, pois trouxe a Detonautas de volta aos palcos, após hiato de dois anos. A música “O inferno são os outros” ganhou destaque nas rádios de todo Brasil, e é sem dúvida, um dos grandes hits da banda. “Toda experiência que tenho na vida pode me render uma inspiração e é por esse motivo que me proponho a viver as mais diversas experimentações. É a matéria prima da minha criação. “O inferno são os outros” é uma passagem do Livro “Entre quatro paredes” de Sartre, filósofo existencialista que muito me inspira e para mim, em particular, foi uma grande vitória conseguir tornar pop algo tão complexo”, revelou.
Tico Santa Cruz também viaja o Brasil com seu projeto solo, de clássicos do rock; e assina a marca de camisetas Moska na Sopa, que tem no conceito esta ‘pegada’ de protesto. ”Fui convidado a participar dessa empreitada de comportamento e estilo e aceitei. A marca tem por conceito fazer camisas com mensagens políticas e provocações de forma inteligente. Estamos indo muito bem e como tenho Raul Seixas como inspiração, esta acaba sendo mais uma maneira de levar seu legado adiante”, contou.

POR DENTRO – O que vem por aí…
Detonautas prepara EP: O Detonautas prepara o quinto disco de inéditas. “Estamos desde 2008 sem lançar material. Soltamos algumas músicas na internet ao longo dos últimos três anos e foi uma experiência muito positiva. Conseguimos lançar várias músicas nas rádios o que jamais aconteceria se não fosse dessa maneira. O novo disco não tem nome ainda e nossas misturas vão a todas as vertentes que gostamos de ouvir no Rock’, contou Tico Santa Cruz.
Entre elas está “Combate”, que, com levada ao estilo Biohazard, tornou-se trilha sonora oficial do canal de lutas de mesmo nome; “Sexo Tântrico”; “Conversando Com O Espelho”, uma espécie de ‘rockabilly’; “Sua Alma Vai Vagar Por Aí!”, que une o peso e a velocidade hardcore à métrica sagaz dos rappers da Cone Crew Diretoria, e “Um Cara de Sorte”, com violões e guitarras, uma das melodias pop mais redondas já escritas pela banda.
Enquanto o novo trabalho vai ganhando forma, só nos resta aguardar…ou acompanhar as novidades que estão disponíveis no site da banda, e nas redes sociais. O Detonautas é formado por: Tico Santa Cruz (vocal, violão e guitarra); Philippe (guitarra e backing vocals); Cléston (DJ e percussão); Renato Rocha (guitarra); Fábio Brasil (bateria); e André Macca Agrizi (contra-baixo)
Romance saindo do forno: “Clube da insônia, meu primeiro livro é uma compilação de textos do meu Blog. Questões políticas, existenciais, crônicas, ficção. O livro “Tesão” também nasceu do mesmo Blog, porém com uma conotação erótica e logo para o público mais adulto. Algumas histórias são reais, e outras fruto de meus anseios, desejos e fantasias”, disse.
Agora chega às livrarias, seu primeiro Romance, em HQ. “A ideia começou como uma novela que eu postava capítulo por capítulo ao longo de um período no meu Blog. Adesão foi tão grande que fui buscando elementos para continuar a história e aos poucos foi se tornando uma trama policial bem aos moldes dos escritores e cineastas que me inspiram. Tem um ‘Quê’ de Tarantino, mas também bebe na fonte de Bukowski; contudo não ouso chegar nem perto de comparações com aqueles que me influenciam e já estou pronto para as fortes críticas que virão com esse livro. Depois desse romance policial tenho o desejo de lançar um livro infantil. Meus horizontes não tem limites”, se diverte.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar