Pesquisar
Close this search box.

MTur apresenta Plano Nacional de Turismo

Direcionar esforços e investimentos em ações que contribuam para erradicação da pobreza no país. Este é um dos pilares do PNT (Plano Nacional de Turismo) 2011/2014, cuja versão final está sendo apresentada nesta quinta-feira (30), em Brasília, em reunião do CNT (Conselho Nacional de Turismo).

O PNT apresenta orientações estratégicas para o desenvolvimento da atividade nos próximos quatro anos. Propõe diretrizes que promovam a inclusão social, com a execução de projetos voltados para a geração de negócios, de emprego e renda para a população.
O plano estabelece objetivos a serem alcançados nos próximos anos, trata da preparação do turismo brasileiro para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
“O MTur (Ministério do Turismo) está atuando junto a outros órgãos públicos no esforço do governo para preparar o país para os grandes eventos. A pasta está qualificando profissionais do turismo para receber bem os turistas estrangeiros e fazer com que os brasileiros tenham orgulho de viajar pelo Brasil”, diz a secretária Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Bel Mesquita.
O objetivo é qualificar 306 mil profissionais até 2014.
Elaborado em sintonia com o Plano Plurianual 2012/2015 do governo federal, o PNT tem com premissas: ampliar o diálogo com a sociedade, reduzir desigualdades regionais, promover a sustentabilidade, incentivar a inovação e promover a regionalização do turismo.
O documento estabelece também objetivos a serem alcançados nos próximos anos.
Entre eles, preparar o país para os megaeventos, incentivar o brasileiro a viajar pelo país, incrementar a geração de divisas internacionais, aumentar a competitividade do turismo brasileiro e fortalecer a gestão compartilhada.

Livros inéditos no Salão do Turismo

Os visitantes do 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil terão a oportunidade de conhecer e comprar livros que retratam experiências e inovações do setor. As obras passaram por um processo de seleção e foram escolhidas entre 21 concorrentes.
A análise foi promovida pela equipe do Ministério do Turismo responsável pelo Núcleo de Conhecimento, módulo da feira focado na troca de experiências com palestras, oficinas, minicursos e mesas de debates. O MTur recebeu as inscrições dos autores interessados em participar da seleção entre 13 e 30 de maio.
As publicações tiveram de obedecer a alguns critérios. Só foram aceitas aquelas referentes ao turismo e relacionadas ao tema central no Núcleo de Conhecimento: “Experiências e Inovações no Turismo”. Catálogos, folders, mapas e revistas ficaram de fora. Os livros publicados em período superior a um ano, a contar o primeiro dia do Núcleo de Conhecimento 2011, também foram descartados.

Cidades-sedes da Copa se reúnem

Representantes de governos e prefeituras das 12 cidades que vão sediar a Copa de 2014 no Brasil – Belo Horizonte-MG, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Manaus-AM, Cuiabá-MT, Brasília-DF, Curitiba-PR, Porto Alegre-RS, Salvador-BA, Natal-RN, Fortaleza-CE e Recife-PE – estão reunidos desde a manhã desta quinta-feira, em Cuiabá-MT, por ocasião do 3º Fórum das Cidades-sedes da Copa do Mundo FIFA 2014. O governo do Amazonas é representado no evento pelo coordenador executivo da UGP-Copa 2014 (Unidade Gestora do Projeto Copa 2014), Eraldo Boechat. O Fórum acontece no Hotel Devile, na Avenida Isaac Póvoas.
O objetivo do evento é a buscar maior interação entre as cidades-sedes, melhoria na comunicação e na organização do mundial. O primeiro Fórum ocorreu em Salvador (BA) e o último, em março, em Belo Horizonte (MG). O próximo evento está previsto para setembro, em São Paulo (SP). Manaus deverá sediar o 6º Fórum, previsto para o início do ano que vem. A ideia é que as reuniões ocorram sempre de três em três meses, em todas as capitais.
Paralelamente ao Fórum, acontece o 1º Seminário sobre Comunicação das Cidades-sedes, evento cujo objetivo é aperfeiçoar o trabalho de assessoria de imprensa e discutir a criação de um portal integrado de informações sobre a Copa do Mundo de 2014.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar