Pesquisar
Close this search box.

Motorhome: detalhes, preço, qual CNH pode?

Popular nos EUA e Europa, o motorhome já foi bem mais difundido no Brasil e atualmente tem presença garantida mais na região Sul do Brasil, mas sendo visto em outras regiões do país, porém, não na mesma intensidade.

A cultura do motorhome manteve-se nessa região, muito em parte pela própria influência histórica de Estados como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Mais próximos da Europa culturalmente, carregam consigo o espírito campista que os europeus possuem, materializado até hoje em versões de fábrica de marcas de automóveis, como a Volkswagen com sua Califórnia.

Com esse mercado regional maior, 6 de 12 fabricantes estão concentrados na região Sul. Existem fabricantes de motorhome, sejam artesanais ou industriais, presentes especialmente em SP e MG, com representantes em GO e no DF.

O que é

Trata-se de um veículo com uma casa completa ou quase, numa carroceria construída em fibra de vidro ou simplesmente adaptada a um furgão de porte médio, ou grande.

Qual a diferença entre trailer e motorhome? O motorhome é um veículo que já é o local onde você vai “viver”, digamos assim. Um trailer é rebocado por um veículo, ou seja, você precisa do carro para o puxar, e também do trailer.

No Brasil não há fabricantes de automóveis que fazem motorhomes, mas eles cedem os veículos adaptados para tal.

Os veículos mais espaçosos, completos e caros são montados sobre versões chassi-cabine de vans ou caminhões leves, notadamente de marcas como Mercedes-Benz, Iveco e Renault, mas existem de outras marcas.

Outros, artesanalmente, convertem veículos de clientes, que assim podem adquirir um modelo novo ou usado e proceder o projeto com suas próprias necessidades.

Dependendo do bolso, o ambiente a bordo pode ser mais ou menos sofisticado, não devendo nada a um pequeno apartamento de alto padrão.

Contudo, quanto mais luxo, comodidade e sofisticação a bordo, maior será o valor do veículo, que em média (chassi) custa na casa de R$ 400 mil.

Qual CNH pode?

Um motorhome varia de tamanho e peso. Nesse segundo caso, as especificações são dadas pelos fabricantes, que chegam a selecionar marcas diferentes de veículos de acordo com a categoria da CNH, sendo B ou C.

Mesmo um motorhome de chassi com carroceria bem volumosa, pode ser dirigido com CNH B. Geralmente os mais acessíveis nessa categoria são as vans convertidas em casas, inclusive de rodas simples.

Os motorhomes com chassis de caminhões leves de maior PBT obrigam o porte de CNH C, mas não necessariamente eles dispõem de todos os recursos acima citados exclusivamente.

Mesmo com a CNH B permite dirigir veículos bem grandes com até 6 toneladas de PBTC (3,5 toneladas de PBT) com uma casa a bordo de alto padrão, ainda que com rodas simples. Não é preciso alterar ou acrescentar nada na carteira de habilitação.

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar