Pesquisar
Close this search box.

Ministro da Fazenda anuncia holding financeira que vai atuar na África

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a formação de uma parceria entre o Banco do Brasil, o Bradesco e o BES (Banco Espírito Santo) Portugal para atuar no continente Africano.
O memorando de entendimentos assinado pelas instituições prevê a realização de estudos para dar início às operações na região. Em um primeiro momento, os três bancos seriam os principais acionistas de uma holding financeira que vai coordenar a atuação no continente. Estavam presentes no evento o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, o presidente-executivo do Bradesco, Luiz Carlos Cappi, e o presidente do BES, Ricardo Salgado.
Mantega ressaltou a importância do empreendimento e destacou que os bancos deverão atuar principalmente em Angola, Cabo Verde, Marrocos, Argélia, Moçambique e África do Sul. “São países que estão em forte expansão econômica, reorganização política e que têm grande presença de empresas brasileiras”. Além disso, acrescentou, essa parceria proporcionará uma forte sinergia entre setores público e privado, que permitirá o aproveitamento de várias oportunidades de negócios que estão surgindo na região. O continente africano cresceu 5,7% em 2008, um dos maiores índices dentre os continentes.O anúncio foi feito após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o ministro, essa parceria contempla uma diretriz estabelecida pelo presidente no sentido de trabalhar por projetos de integração com a África. Mantega lembrou ainda que o Banco do Brasil dará continuidade ao seu processo de internacionalização, com a expansão dos negócios para os Estados Unidos e América Latina.
“Os bancos brasileiros têm vocação para se expandir e estão entre as instituições mais sólidas, demonstraram competência e capacidade nessa crise”, disse

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar