Pesquisar
Close this search box.

Ministério do Turismo aposta no mercado doméstico

Divulgação

O ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio, durante sua participação na quarta edição do Festuris Live – projeto desenvolvido pela Feira Internacional de Turismo de Gramado, falou sobre as medidas que vêm sendo praticadas pela sua pasta para a recuperação do setor. Entre os destaques, informou que o crédito de R$ 5 bilhões para as empresas do Turismo, aprovado através da MP 963, deve ser liberado dentro de 10 dias.

Na conversa com os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, o porta-voz do turismo brasileiro detalhou as medidas provisórias adotadas desde o início da pandemia. Ao contextualizar o cenário, lembrou que no ano passado a economia do turismo no Brasil cresceu 2,6% – mais que o dobro do PIB Nacional.

Sobre a liberação do crédito de R$5 bilhões para micro, pequenos e médios empreendedores do turismo, o ministro explicou que a fase de alinhamento com os bancos parceiros está quase concluída. “ Acredito que em uma semana, estourando 10 dias, esse crédito já estará disponível nas agências credenciadas”, disse.

Marcelo Álvaro destacou que as condições são muito atrativas, incluindo uma taxa de juros de 5% ao ano + INPC com até 12 meses de carência e 60 parcelas de amortização. “Estamos em tratativas avançadas com o BNDES para a utilização de um Fundo Garantidor, o FGI, para que a gente consiga um compartilhamento de risco e, consequentemente, uma flexibilização de garantia para as pessoas que estão buscando o crédito”, explicou.

Além de apresentar as MPs para a recuperação do setor turístico, o ministro reforçou que a segunda etapa da retomada se refere ao fortalecimento do turismo interno. A primeira ação foi a criação do selo de biossegurança que serve para certificar estabelecimentos de 16 segmentos do turismo que adotarem o protocolo e cumprirem medidas de higiene e prevenção contra o coronavírus.

Marcelo Álvaro projetou ainda que o número de brasileiros que fazem turismo doméstico deve subir de 60 milhões para 100 milhões na retomada pós-pandemia.  Mais brasileiros realizando viagens regionais, interestaduais e intermunicipais. Para isso, o turismo rodoviário é um dos focos do Mtur e deve receber uma atenção especial neste ano, reconhecendo também a necessidade de conectar os modais de transporte.

O ministro também apontou que outro foco de sua gestão está no setor de eventos e no turismo de negócios, que segundo ele possui um ticket médio três ou quatro vezes maior do que o turismo de lazer, por exemplo. “Estamos trabalhando incansavelmente para evitar o desmonte do setor do turismo. Nós vamos sair disso e vencer essa dificuldade juntos. No planejamento de retomada, vamos colocar na mesa todas as entidades representativas do setor para que a gente consiga fazer essa modelagem juntos”, completou o ministro. (Texto: Gustavo Bauer – Foto: Roberto Castro/MT)

FOZ DO IGUAÇU

Empresários, líderes e representantes do trade turístico se reuniram com o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, para debater o reinício gradual das atividades relacionadas ao setor de maneira progressiva. O Plano de Retomada Segura do Turismo prevê ações segmentadas para meios de hospedagem, eventos e atrativos, que deverão seguir protocolos sanitários específicos. Conforme o plano o retorno será permitido conforme o público esperado (com até 400 pessoas, 28/07; de 401 e 1000 pessoas, 17/08; de 1001 e 3 mil pessoas, 17/08; e acima de 3 mil pessoas, 17/08).

ARUBA INICIA ABERTURA

Aruba anunciou o desenvolvimento de uma estratégia de abertura, com flexibilização de suas restrições impostas em março. A retomada gradual, chamada de nova normalidade, foi anunciada pela Autoridade de Turismo de Aruba, que prevê a retomada de operações da maioria dos empreendimentos até 15 de junho. Nesta data a ilha espera estar com todos os órgãos governamentais e a maioria das empresas de turismo funcionando. Mas o processo para chegar a normalidade ainda será lento e gradual, segundo as autoridades da ilha que é um dos sonhos de consumo dos turistas.

HOTELARIA ESSENCIAL

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), o Sindhotéis e representantes oficiais dos meios de hospedagens do estado e município do Rio de Janeiro enviaram uma carta ao governador pedindo que a atividade hoteleira seja considerada serviço essencial, caso seja confirmada a decretação de lockdown no Estado.A petição também considera ser fundamental permitir, na medida a ser adotada, a livre circulação dos funcionários hoteleiros, não só na cidade, como no estado, já que estes colaboradores precisam estar liberados para o trajeto de casa ao trabalho.

NÃO ANTECIPAR

Crédito: Divulgação

O Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo, composto pelos municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, manifesta grande preocupação sobre a antecipação dos feriados do segundo semestre anunciados pelo Governo do Estado de São Paulo. No ponto de visita dos prefeitos e secretários de turismo, tal ação prejudica as medidas sanitárias de cada uma das cidades impostas contra a proliferação do vírus pelo consequente aumento do fluxo de pessoas. Além disso, a antecipação dos feriados prejudicará de forma impactante o turismo.

MUSEU EM CASA

Crédito: Divulgação

Considerado um dos prédios mais bonitos e antigos de Maceió, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) carrega um dos acervos históricos da cultura popular mais ricos do estado. Em razão da pandemia da Covid-19, o equipamento permanece fechado, mas não inacessível. Agora, é possível conhecer esse espaço sem sair de casa! Acesse https://bit.ly/3bSTfsB e faça essa viagem virtual arretada! Criado nos anos 70, o nome do museu é uma homenagem ao médico e folclorista Theotônio Brandão Vilela, que doou a maior parte de sua coleção de arte popular ao espaço.

POVOS DA AMAZÔNIA

Crédito: Divulgação

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) completou 13 anos de atividades em Manaus nesta quinta-feira. Administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o espaço é referência da cultura da Amazônia Brasileira e Continental. Para celebrar a data, o equipamento cultural abriu as portas para o público por meio do Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e apresentou exposições como “Cultura em Movimento”, uma viagem pela história do Amazonas em diversos segmentos artísticos, e  “Os Filhos da Nossa Terra”.

MEGA HOTEL

Já foi iniciada a construção de um hotel com capacidade de hospedar 2 mil hóspedes em Andradina. O Acqua Ressort, anexo ao Parque Temático Acqualinda, que está em construção em Andradina/SP, será a primeira construção a ser vista na entrada do parque, ostentando em sua entrada uma gigantesca bandeira nacional hasteada em um mastro de 27 metros de altura. Sozinho, o Acqua Resort terá mais leitos de hotel de que toda a cidade de Andradina/SP, que possui apenas 1.500 leitos de hotel. O projeto será inaugurado em sua totalidade juntamente com a abertura do Parque Temático.

Fonte: Paulo Roberto

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar