Pesquisar
Close this search box.

Micro e pequenas empregam apenas 5,5%

A atividade industrial não é mesmo um nicho de mercado para micro e pequenas empresas: as firmas com até quatro pessoas ocupadas correspondiam em 2008 a 46,8% do total de companhias, mas abocanhavam apenas do 5,5% do emprego nas fábricas e 1,1% do valor de transformação industrial, uma aproximação do PIB do setor. Os dados são da Pesquisa Industrial Anual, divulgada ontem pelo IBGE.
A pesquisa revela a concentração do setor industrial, no qual o grupo de empresas com cinco ou mais empregados respondia por 94,5% do PIB do setor. Pelos dados do IBGE, o setor industrial tinha 165 mil empresas. Juntas, elas somaram uma produção de bens e serviços de R$ 715 bilhões -valor correspondente ao PIB da atividade. O faturamento conjunto das empresas era maior -R$ 1,743 trilhão-, já que, ao contrário do cálculo do valor da transformação industrial, a receita não exclui as despesas e o consumo intermediário ao longo de todo o processo produtivo.
Segundo o IBGE, cresceram de 2007 para 2008 o número de empresas (5,7%) e os empregados do setor (4,9%). Também aumentaram, nesse caso em termos nominais, o faturamento (17,3%) e o valor da transformação da indústria (20,3%).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar