Pesquisar
Close this search box.

Metade dos brasileiros viveria bem sem cartão

A facilidade e a praticidade fazem do cartão de crédito um instrumento frequentemente utilizado por grande parte da população para pagar dívidas e fazer compras. Apesar disso, um estudo divulgado nesta quarta-feira (21) afirma que 45% dos brasileiros não veriam problema em viver sem crédito e ter de pagar tudo à vista.
Por outro lado, o levantamento, realizado pelo portal Meu Bolso Feliz, iniciativa de educação financeira do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), revela que 12% dos entrevistados acreditam que só conseguem comprar tudo que precisam com a ajuda de parcelamentos e empréstimos.
Para Luiza Rodrigues, economista do SPC Brasil, a dúvida entre comprar à vista ou a prazo não deveria ser tão comum.
— Pagar algo à vista sempre vale a pena porque a pessoa não pagará juros, pode ter algum desconto e garante maior controle de seus gastos.
O estudo ainda conclui que grande parte dos brasileiros conta com o crédito oferecido pelo banco como parte da renda mensal, não sabem quanto tem de despesas e ainda sobrepõe parcelas de compras diversas, o que, muitas vezes, acaba sujando o nome do consumidor.
Muitos cartões?
Para José Vignoli, educador financeiro do portal Meu Bolso Feliz, aqueles que têm mais de um cartão de crédito, podem se prejudicar em função dessa prática. Assim, ele aconselha que o consumidor selecione os cartões realmente necessários e cancele os outros.
“Separe as dívidas por cartão, vá quitando uma a uma, verifique se existem pontos dos programas de vantagens a serem resgatados e diminua o número de cartões de crédito na carteira”.
A enfermeira Luciana Coutinho fazia parte do time dos fissurados por crédito e se viu encrencada.
“Me perdi entre as prestações dos meus dois cartões e tive que negociar a dívida com o banco. Foi um período em que todo dinheiro que ganhava era utilizado para amortizar as prestações.
O drama de Luciana durou exatos 13 meses. Depois disso, ela mudou sua maneira de lidar com o dinheiro e as compras.
“Cancelei um dos cartões, agora só faço compras à vista!” Só compro algo em diversas vezes quando é necessário”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar