Pesquisar
Close this search box.

Mercado prevê PIB menor em 2009 e juros maiores em 2010

O mercado reduziu pela segunda semana consecutiva a expectativa para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e espera agora redução de 0,23% em 2009, contra queda de 0,21% na semana anterior. De acordo com a pesquisa Focus feita na semana passada e divulgada pelo Banco Central, a previsão para o próximo ano caiu de 5,3% para 5%.
Os economistas consultados pelo Banco Central aumentaram ainda suas previsões para a taxa básica de juros (Selic) para o fim do próximo ano de 10,63% para 10,75%.
No início do mês, o Copom (Comitê de Política Monetária), em sua última reunião do ano, manteve pela terceira vez neste ano a Selic em 8,75%.
Na nota divulgada na quarta-feira passada, porém, o órgão disse avaliar que a taxa é suficiente para conter a inflação “neste momento’’, o que foi visto por alguns analistas como um sinal de que o Copom poderá aumentar a Selic nas próximas reuniões.
Em relação à inflação, o mercado manteve a previsão para o índice oficial, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), na meta estabelecida pelo governo para o próximo ano, em 4,5%. Para este ano, a estimativa é que o índice termine em 4,29%,contra previsão de 4,31% feita na semana passada.
O mercado vinha prevendo PIB negativo durante todo este ano até o início de outubro, quando pela primeira vez projetou crescimento positivo da economia em 2009 -na ocasião, de 0,01%. Os economistas chegaram a prever crescimento de 0,21%, mas voltaram a apostar no encolhimento da economia após os números da semana passada.
Os economistas voltaram a prever PIB negativo na semana passada, após o IBGE divulgar que o crescimento do PIB no terceiro trimestre foi de 1,3%, e, em relação ao mesmo período do ano passado, houve queda de 1,2%. O governo atribuiu o valor abaixo do esperado – o ministro Guido Mantega projetava crescimento de 2% em relação ao segundo trimestre.
A previsão do mercado para o IGP-DI melhorou para queda de 1,27% neste ano, contra estimativa anterior de queda de 1,02% Para o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), passou para -1,35%, contra previsão de -1,30% da semana passada.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar