“Uma pequena empresa pode ser grande no ambiente virtual. Empresas menores nem sempre podem ter pontos comerciais em localizações físicas privilegiadas, mas sua localização virtual pode ser tão nobre quanto a de uma grande empresa”, afirma Marcos Paulo Perfeito, General Manager da WSI –empresa canadense que atua com marketing de internet em mais de 80 países e que está no Brasil desde 2010 –e professor de Mídias Sociais na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.
Segundo ele, a forma de fazer isso é investir no marketing digital, uma ferramenta que melhora resultados, atrai clientes e incrementa faturamentos de empresas de pequeno, médio ou grande porte. E a boa notícia é que este tipo de serviço não custa tão caro quanto se possa imaginar. Basta estabelecer o valor investido e elaborar ações estratégicas a partir disso. “O marketing digital pode melhorar resultados de empresas de qualquer porte e em qualquer setor. Qualquer tipo de negócio, produto ou serviço pode ser incrementado com marketing digital”, avalia.
Para pequenas e médias empresas, o especialista sugere o uso de algumas ferramentas, como websites bem-estruturados, e-mail marketing, redes sociais e buscas patrocinadas (Google Adwords).
O general manager da WSI considera que o website é um patrimônio da empresa, uma propriedade digital. “Um bom website tem de ser responsivo, ou seja, abrir em diversas plataformas, como desktops, celulares e tablets”, esclarece Perfeito. Além disso, completa, tem de mostrar a empresa de uma maneira muito profissional e ser feito com tecnologia que permita ser facilmente encontrável pela busca do Google.
Já o e-mail marketing, avalia, é uma solução barata que ajuda no relacionamento com a base de clientes e também ajuda a prospectar.
“Buscar novos clientes é mais caro e trabalhoso que manter os antigos, por isso essa é uma boa solução”, acredita. Mas, ressalta que, para essa ferramenta ser eficaz, é preciso ter um mailing de qualidade, atualizado, com clientes atuais, antigos e prospects. “Para conseguir um mailing com essas características, é fundamental participar de eventos, feiras e encontros, para obter novos contatos”, aconselha.
Quanto às redes sociais, são uma poderosa ferramenta de branding e relacionamento. Segundo Perfeito, elas permitem o engajamento do cliente, o fortalecimento da marca e facilitam o relacionamento com ele, pois ajudam a entender suas necessidades e demandas. “É uma plataforma sem custo a que qualquer empresa pode se dedicar, para disseminar promoções, mostrar novidades e manter o relacionamento com clientes”, acredita.
O Google Adwords é uma ferramenta de baixo custo, cuja estratégia de uso pode ser definida de acordo com o orçamento disponível, com a vantagem de trazer resultados no curtíssimo prazo.
Segundo o especialista, ela aumenta as vendas, melhora a percepção da marca junto ao cliente, ajuda na conquista de novos clientes e ainda ajuda a diminuir os custos, pois diminui o gasto telefônico e o contato ativo da empresa com os clientes – já que gera mídia espontânea.
“Mas, para que os resultados sejam efetivos, é preciso traçar estratégias personalizadas de acordo com o perfil de cada empresa. E, para isso, é fundamental que se busque um especialista, com conhecimento de mercado, como a WSI”, Perfeito.
Sobre a WSI
A canadense WSIé uma franquia especializada em Marketing de Internet e está presente em mais de 80 países. No Brasil, iniciou suas atividades no segundo semestre de 2010 e, desde então, está abrindo franquias por todo o Brasil.
Os consultores que compõem a rede –a maior do mundo em se tratando de soluções de marketing digital –oferecem a seus clientes soluções concretas, modernas e efetivas com base nas necessidades por eles apresentadas. Com isso, contribuem para que empresas de diferentes portes e segmentos se tornem mais competitivas.