Pesquisar
Close this search box.

Manaus entre os 5 mais ricos

https://www.jcam.com.br/PGB2_1312_010.bmp

São Paulo, Rio, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Manaus lideram PIB municipal de 2012

Em 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro foi de R$ 4,4 trilhões, valor que representou um crescimento de 0,9% na comparação com o ano anterior.
As riquezas, no entanto, não foram igualmente produzidas por todos os municípios da Federação.
Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (11), seis cidades representaram 25% do PIB daquele ano.
A maior participação partiu de São Paulo (11,4%), que foi seguida por Rio de Janeiro (5%), Brasília (3,9%), Curitiba (1,1%), Belo Horizonte (1,3%) e Manaus (1,1%).
Apesar da grande participação na produção das riquezas do país, as seis capitais não evoluíram entre 2011 e 2012. Enquanto São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Manaus produziram menos, o desempenho de Belo Horizonte permaneceu estável.
Por outro lado, os 1.334 municípios com menor participação no PIB responderam por 1% das riquezas totais. Entre eles, estavam 75,9% dos municípios do Piauí, 61,4% das cidades da Paraíba e 53,2% dos municípios do Tocantins.

Capitais produzem um terço do PIB

Em 2012, a participação das capitais na composição do PIB foi a menor desde 1999, concentrando 33,4% da renda nacional.
As capitais da região Norte foram responsáveis por 2,3% desse total, as da região Nordeste, por 4,7%, as da região Sudeste, por 18,4%, as da região Sul, por 2,7% e as da região Centro-Oeste, por 5,3%.
São Paulo, que produziu 11,4% das riquezas em 2012, permaneceu na primeira posição, enquanto Palmas (TO) ficou em último lugar (0,1%). Florianópolis foi a única capital a figurar fora da primeira posição em seu Estado, perdendo para os municípios de Itajaí e Joinville.

PIB de São Paulo é
o que mais cai

Apesar de ainda ser a cidade com a maior participação no PIB (Produto Interno Bruto) nacional, São Paulo foi aquela que mais perdeu espaço entre as 24 principais cidades brasileiras na passagem de 2011 para 2012.
Os dados, revelados pelo IBGE, mostram que a participação da capital paulista na produção das riquezas nacionais desacelerou 0,3 ponto percentual entre os anos.
A queda é percebida, principalmente, entre 2009 e 2012. Tanto que o Estado do Rio de Janeiro, com 11,5%, ultrapassou a cidade de São Paulo (11,4%) na participação do PIB pela primeira vez desde 2002, início do governo petista à frente do país.
Entre os 24 municípios que representam ao menos 0,5% da produção nacional, também perderam participação São Bernardo do Campo (SP), Manaus (AM), Brasília (DF) e Osasco (SP). Todos com baixa de 0,1 ponto percentual.
Na contramão da principal capital do país, aparecem os municípios de Campos dos Goytacazes (RJ), Santos (SP) e São Luís (MA), que tiveram aumento na participação. Todas tiveram uma participação 0,1 ponto percentual maior no cálculo das riquezas nacionais.

Setores
Segundo o IBGE, a indústria foi essencial para os ganhos e as perdas dos 24 municípios que mais contribuíram para a produção nacional na passagem de 2011 para 2012. Enquanto a participação industrial para o PIB de São Paulo recuou 0,3 ponto percentual, a de Campos dos Goytacazes avançou 0,8 ponto percentual no mesmo período.
A pesquisa mostra ainda que, em Campos dos Goytacazes, o efeito do câmbio no preço do petróleo impactou diretamente na indústria extrativa mineral.
O município de Santos, localizado no litoral paulista, por sua vez, teve sua evolução influenciada pela maior participação da indústria de transformação, dos serviços. Em São Luís, o comércio de combustíveis, lubrificantes e derivados justificou o ganho.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar