Pesquisar
Close this search box.

Manaus comemora 348 anos em grande estilo

https://www.jcam.com.br/2310_C3.png

As comemorações ao aniversário de Manaus vão movimentar a cidade nos dias 23 e 24 de outubro. Para festejar este grande momento, a Manauscult realiza uma programação com teatro, boi-bumbá e exposições, entre os dias 23 de outubro, segunda-feira, e 24, data de aniversário da capital amazonense.
Haverão dois dias de muita música, trio, torcida, coreografia e cores na Ponta Negra, zona Centro-Oeste. Com o já tradicional Boi Manaus, festa que marca o ritmo dos parabéns à cidade de Manaus. A festa celebra 20 anos de tradição nessa próxima edição, em que a capital do Norte do País comemora seus 348 anos.

Este ano, os dois dias de Boi Manaus, acontecerá às margens do rio Negro, com 24 horas de programação, na segunda e terça-feira. No total, 32 artistas se revezarão em cima dos trios em um circuito de 700 metros.

A programação foi definida pela Associação dos Artistas do Boi-Bumbá, presidida pelo cantor Arlindo Junior, em conjunto com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a programação inclui shows solo e em dupla em cima do trio. Cada artista que divide o trio elétrico terá 50 minutos para se apresentar e 40 minutos para os que vão se apresentar sozinhos. Os trios farão um percurso de ida e volta, saindo da rotatória do Tropical Hotel em direção à rotatória da avenida do Turismo e vice-versa.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, Bernardo Monteiro de Paula, a comemoração do aniversário da cidade tem um tom especial por conta dos 20 anos de Boi Manaus.

“A Prefeitura está preparando uma festa completa com fogos, música e muita animação ao som dos artistas do boi na Ponta Negra, que já é sucesso de público desde 2015. Nos dois últimos anos reunimos mais de 100 mil pessoas em cada edição, o que demonstra o potencial turístico dessa festa única que marca as comemorações de aniversário da cidade há duas décadas”, afirmou.

Programação Boi Manaus

O tradicional evento iniciará no dia 23/10, às 17h30, com a apresentação do grupo Kamayurá. A partir das 18h20 será a vez do grupo Kuarup. Em seguida, os cantores Helen Veras e Carlos Batata farão suas apresentações, das 19h às 19h50. A programação continuará com apresentações de Cezar Pinheiro, Klinger Araújo, P.A, Chaves, Fábio Casagrande, Prince do Boi, Sebastião Júnior, Arlindo Junior, Robson Junior, Fabiano Neves e Carlinhos do Boi, além da participação dos Bois Bumbás Corre Campo, Garanhão e Brilhante.

Já na terça-feira, 24/10, o evento iniciará às 15h30, com apresentação das cantoras Mara Lima e Márcia Siqueira. A programação contará, a partir das 16h30, com os cantores Ricardo Lyra e Renato Freitas. Se apresentam também neste dia Edilson Santana, a banda Carrapicho, Israel Paulain, Júnior Paulain, David Assayag e Marujada, Tony Medeiros e Batucada, o grupo Canto da Mata e Leonardo Castelo, além do novo integrante, que será definido por votação pelo público.

Passeio Histórico

No domingo (22), os administradores da página “Manaus de Antigamente”, promoveram um passeio pela história de Manaus. A 8ª edição do Passeando pela História de Manaus, levou manauaras e turistas à uma viagem ao passado.

O encontro aconteceu na Igreja Nossa Senhora dos Remédios e seguiu rumo a avenida Joaquim Nabuco, ambas no Centro. De acordo com Gisela Braga, professora de história e criadora da página, o passeio começou a ser realizado devido aos pedidos dos seguidores nas redes sociais.

“O resgate do Centro Histórico de Manaus é muito importante para a nossa economia, pois todas as cidades históricas em todo o país, tem como objetivo principal fazer com que as pessoas visitem esses locais, promovendo o turismo sustentável na região”, disse.

Teatro Amazonas

Com músicas compostas por artistas como Tom Jobim e Vinícius de Moraes, o grupo ‘Amazonas Band’ irá realizar um espetáculo em homenagem ao aniversário de 348 anos da capital amazonense, no próximo dia 24 de outubro, no Teatro Amazonas, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, Centro, a partir das 20h. O evento, que é gratuito e terá como tema a frase ‘Nós por eles’, é uma realização do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretária de Estado de Cultura.

No espetáculo, que conta com 16 músicos, entre saxofonistas, trompetistas, trombonistas, maestro e seção rítmica, serão apresentadas composições brasileiras com arranjos de norte-americanos, que falam sobre a brasilidade e tropicalidade. De acordo com o maestro do grupo, Rui Carvalho, os preparativos para as apresentações duraram cerca de duas semanas e foram divididos em seis ensaios.O maestro afirma ainda, que as composições apresentadas no espetáculo pretendem reviver alguns clássicos da bossa nova dos anos 50, que foram escritos por artistas brasileiros e que, segundo ele, fizeram sucesso em território internacional.

“Por se tratar da execução de obras de grandes arranjadores e compositores da música contemporânea, participar deste evento nos traz um sentimento de orgulho. É um enorme prazer reviver esses momentos”, ressalta Rui.

O músico Ítalo Jimenez, que também faz parte da Amazonas Band e participará do espetáculo no próximo dia 24, afirma que os artistas estão ansiosos pela presença do público durante as apresentacões.
“O público como sempre é receptivo e a nossa expectativa é boa para este evento. Durante os 16 anos  de existência da Amazonas Band eu tenho certeza que a banda conseguiu conquistar o público, que todas as vezes nos honra com sua participação”, contou.

O maestro ressalta que a apresentação terá duração de 60 minutos e que oito composições farão parte do espetáculo. O grupo irá realizar, também, uma segunda apresentação, com a mesma temática, também às 20h, no dia 29 de outubro.
“Em nosso espetáculo serão apresentados arranjos e composições de norte-americanos sobre temática brasileira, seja nas composições, ou no gênero musical abordado. No dia 24, nós preparamos uma canção especial que será apresentada em homenagem ao aniversário da cidade”, afirma Rui Carvalho.

Les Artistes Café Teatro
Nos dias 23 e 24, o Les Artistes Café Teatro, no Centro Histórico, recebe o espetáculo “Rival Rebolado”, que traz no elenco a atriz Leandra Leal. Serão quatro sessões gratuitas: às 19h e 23h, no domingo, e às 17h e 21h, na segunda-feira.

Paço da Liberdade
O Paço da Liberdade também estará na rota das comemorações. Celebrando os 348 de Manaus, estarão em cartaz no hall do Paço as exposições: “Monumentalidade”, que reúne obras do artista plástico amazonense Moacir Andrade; “Memórias do Centro Histórico” com fotos e vídeo de moradores do Centro Histórico e a exposição “Noites sem fim”, que reúne obras dos artistas do House 137 Studio.

“Monumentalidade” e “Memórias do Centro Histórico” são exposições promovidas pela Manauscult e têm como curador o artista Óscar Ramos. Moacir Andrade foi um dos artistas mais expressivos da Amazônia e com trabalhos reconhecidos internacionalmente. Com uma carreira consolidada, o artista teve mais de 10 mil telas pintadas em mais de 70 países. Andrade faleceu em julho de 2016, aos 89 anos. Já “Memórias do Centro Histórico” traz fotos assinadas pela fotógrafa Ingrid Anne Freire.

“Noites sem fim”, conta com obras de diferentes artistas, nacionais e internacionais, em referência a primeira revista da série “The Midnight Witch”, lançada pelo Studio. A exposição ficará em cartaz até o dia 8 de novembro com entrada gratuita. Ao todo 48 obras estarão expostas no hall do Paço da Liberdade.
O Paço da Liberdade fica na rua Gabriel Salgado, s/n, Centro Histórico e funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 16h30 e aos sábados, das 9h às 12h30. Durante o feriado de 24 de outubro o Paço abrirá apenas sob agendamento de grupos ou escolas, que deve ser feito pelo número (92) 3622-4991.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar