Pesquisar
Close this search box.

Manaus 341 anos, O futuro cada vez mais presente

https://www.jcam.com.br/ppart24102010.jpg

Manaus completa hoje 341 anos de fundação como a jóia da coroa entre as cidades brasileiras. Sua evolução partiu de um simples aldeamento indígena, edificada às margens do exuberante rio Negro, para se tornar a maior metrópole da região Norte e ostentar a quinta maior economia entre as capitais do país.
Ao longo de sua história, a cidade conheceu o fausto e o declínio, mas soube como nenhuma outra transformar as adversidades em alternativas econômicas aos seus moradores. Promovida à capital da província, em 5 de setembro de 1850, quase imediatamente Manaus passa a respirar ares da belle époque, impulsionada pelo período áureo da borracha.
Findo esse tempo, a capital do Amazonas enfrenta o marasmo econômico, que só será vencido com a criação da Zona Franca de Manaus, um modelo econômico de resultados tão positivos que transformou a cidade na metrópole que ela é hoje. Escolhida para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, Manaus está pronta para enfrentar mais este desafio, apresentando soluções inovadoras a todos os seus problemas urbanos.
Acostumada às superações, a cidade venceu as favelas com o Prosamim, o maior programa de revitalização urbana em andamento no Brasil, e hoje, com a ação conjunta entre governo estadual e prefeitura, prepara-se para implantar dois sistemas modernos de mobilização urbana.
Na economia, o Polo Industrial de Manaus se consolida na fabricação de produtos de alta tecnologia, exportados e consumidos nos mercados mais exigentes do mundo, e que atrai as principais empresas multinacionais do planeta. Entre as diversas peculiaridades da metrópole, está a capacidade de tanto absorver quanto influenciar novos costumes, marcando definitivamente a vida dos que aqui vivem ou que por aqui passam.
Desta forma, ao completar 341 anos, Manaus é o próprio presente de seus moradores. A “mãe dos deuses”, como era conhecida na boa língua dos primeiros habitantes, merece a reverência com que é tratada, tudo porque hoje é, eternamente, uma cidade maravilhosa.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar