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Mais Integração – Acertos para construção da Ponte Rio Solimões podem começar a sair do papel

Depois da Ponte Rio Negro, um mega empreendimento de R$ 1 bilhão, o governo do Estado poderá empenhar-se em outro investimento milionário a partir de 2012: a construção da ponte sobre o rio Solimões, obra avaliada em R$ 3 bilhões. O governador Omar Aziz já sinalizou que a obra é possível, seguindo o exemplo da parceria estabelecida com o governo federal para tornar realidade a Ponte Rio Negro.
No entanto, Omar afirmou ao Jornal do Commercio que a ponte, que ligaria os municípios de Manacapuru e Manaquiri a Manaus, é um empreendimento que deve ser planejado “com muito bom senso e que só deverá ter sentido se a BR-319 for asfaltada”. Para o governador, os acertos para a obra só poderão ser encaminhados se o Ministério dos Transportes confirmar o asfaltamento da rodovia Manaus-Porto Velho, ligando a capital do Estado ao Sul do país.
“E evidentemente, essa ponte é um sonho que, no entanto, tem que ser pensado com cuidado, pois os investimentos só se justificarão com a confirmação do asfaltamento da BR 319, já que uma coisa deverá puxar a outra”, disse Omar, garantindo, por outro lado, que o governo estadual, neste início de 2012 vai se voltar para a duplicação da estrada AM-070, que liga os municípios de Manacapuru, Iranduba e Novo Airão a Manaus. A duplicação, de acordo com ele, envolverá recursos da ordem de R$ 200 milhões.
Informa Omar Aziz que o projeto sobre a duplicação compreende a construção de duas pistas com acostamento e drenagem para cada lado da AM-070. Também contempla a construção de uma ciclovia e a realização de obras de restauração com pintura e jateamento das pontes sobre o rio Miriti e sobre o rio Ariaú, as quais serão duplicadas e pavimentadas.

Estratégia

A construção da Ponte Rio Solimões avançou bastante com a inclusão de projetos importantes para o Amazonas no PPA (Plano Plurianual) do governo federal, aprovado em dezembro pelo Congresso Nacional. O PPA garante investimento de R$ 1,5 bilhão para o início da construção da ponte que fará parte da malha viária da BR-319.
Apostando na concretização do sonho da Ponte Rio Solimões, seguindo a mesma estratégia de luta política que adotou para convencer o ex-governador Eduardo Braga, no início do século, a viabilizar a Ponte Rio Negro, o deputado estadual Francisco Souza (PSC) mantém uma campanha em seu site pessoal em favor de um abaixo-assinado digital para a coleta de assinaturas em defesa da ponte sobre o rio Solimões, obra que, conforme ele, “vai nos tirar do isolamento completo e nos ligar de uma vez aos Estados e mercados da região Sul do país”. Até o momento a campanha já coletou mais de 60 mil assinaturas e objetiva alcançar 100 mil por meio manual e mais 100 mil com a ajuda da internet. “Estamos caminhando com otimismo”, diz o deputado.
Por telefone, o senador Alfredo Nascimento (PR) destacou ao JC que a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), deverá recuperar e asfaltar a BR 319 até 2014 por tratar-se de uma promessa feita à região pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de deixar o Palácio do Planalto.
Segundo o ex-ministro dos Transportes, o governo federal dispõe de R$ 800 milhões para concluir a rodovia. Ele assegura que Dilma Rousseff “deve esforçar-se o máximo agora para sanar problemas envolvendo a expedição de licenciamento ambiental junto ao Ibama para o Dnit atuar em determinados trechos da rodovia onde há unidades de conservação”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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