Pesquisar
Close this search box.

Mais de dois terços da população no mundo tem celular

Pela primeira vez, mais de dois terços da população mundial tem um celular. Levantamento inédito feito pela ONU mostra como o telefone celular está revolucionando a comunicação, antes sem contato com os mercados, hoje podem tomar decisões baseadas em informações de preços e mesmo de meteorologia recebidas pelo celular. Para a ONU, o celular pode se tornar uma arma importante para o combate à pobreza.
Hoje, as estimativas são de que os sinais de celular já cobrem mais de 86% da população do planeta. Em 2000, apenas 50% da população vivia em locais onde havia sinal de celular.
Nos últimos anos, os dados sobre a expansão da telefonia surpreenderam até mesmo a ONU. Hoje, cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo, que não têm contas em bancos, têm um celular na mão.
De um forma geral, a penetração da nova tecnologia passou de 60% em 2008 para 68% no ano passado. E o avanço não dá sinais de ser freado. Ao final do ano, 5 bilhões de pessoas devem ter celular, dos 6,6 bilhões de habitantes do planeta.
Nos países ricos, a taxa média já é de mais de 100% da população com celular, o que significa mais de um telefone por pessoa. Nos países emergentes, a média está em 58%. Já nos 40 países mais pobres o número de celulares ainda chega apenas a 25% da população.
Mas a constatação é de que a chegada do celular em algumas regiões tem tido um impacto na renda da população. No Butão, ao poder se contatar com o cliente, os fazendeiros enviam apenas a quantidade de leite demandada.
Outro fenômeno do avanço do celular tem sido a estagnação e até a queda no número de telefones fixos em alguns locais. A estimativa é de que exista 1,2 bilhão de telefones instalados, número que não vem subindo nos últimos anos. Em Ruanda, existem 0,4 telefones para cada 100 habitantes. Já a taxa de celulares é de mais de 20%.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar