Pesquisar
Close this search box.

Lula reafirma metas para redução de gases

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou na quinta-feira. o compromisso do Brasil com a redução das emissões de gases de efeito estufa. Ao participar da inauguração do gasoduto Urucu-Manaus, ele disse que o país levará para a COP-15 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), em dezembro, na Dinamarca, a proposta de diminuir entre 36,1% e 38,9% seu índice de emissões.
“Queremos mostrar aos nossos amigos americanos e europeus que a gente fala menos e faz mais. Aqui a gente mata a cobra e mostra a bichi-nha morta”, afirmou o presidente Lula da Silva.
Na quinta-feira, a Casa Branca confirmou a ida do presidente Barack Obama à COP-15, daqui a duas semanas em Copenhague, e anunciou que a meta dos Estados Unidos é reduzir as emissões em 17% até 2020, podendo chegar a 83% em 2050. A China anunciou o compromisso de reduzir até 2020 sua intensidade de emissões de carbono entre 40% e 45%.

Acompanhado pelos minis-tros Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, e Alfredo Nascimento, dos Transportes, o presidente Lula inaugurou o gasoduto, cujas obras levaram mais de três anos.
A partir de agora, o gás natural que virá de Urucu, no município de Coari, começará a ser distribuído gradativamente para as sete usinas geradoras de energia no Amazonas, fazendo com que o Estado deixe de usar óleo diesel e combustível e passe a consumir gás natural para gerar, sobretudo, a energia elétrica de que precisa.
O prazo para completar a mudança em todas as usinas do Estado é setembro do próximo ano.
O mercado não térmico, ou seja, o industrial, o comercial e o veicular, também será beneficiado.
Além disso, nos próximos anos, o preço das contas de luz deve baixar também para o consumidor. O valor das tarifas pode cair até 75%.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar