Pesquisar
Close this search box.

Lula diz que não fez criticas contra FHC

Irritado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que quer comparar o “Lula com o Lula” e evitou citar o nome do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Na véspera, ele havia criticado a política de etanol no Brasil em governos anteriores – um ataque indireto ao seu antecessor.
No Panamá, ao ser questionado sobre a declaração, reagiu. “A palavra correta é: mentiu quem disse que eu citei o nome do Fernando Henrique Cardoso na entrevista. Eu citei períodos (…) Eu poderia ter pegado o Geisel, poderia ter pegado o Collor, poderia ter pegado o Itamar, poderia ter pego o Sarney”.
“No Panamá, eu contei uma história de como aconteceu a política de etanol no Brasil. Se alguém mentiu, que arque com as conseqüências da sua mentira. Não está na minha boca o nome de nenhum Presidente da República, não citei nenhum nome”, continuou, em entrevista a jornalistas, no dia de encerramento de sua visita à região.
O presidente também negou atrito com o venezuelano Hugo Chávez por conta dos biocombustíveis, tema em que os dois não se entendem. Disse que a relação com a Venezuela é muito “exitosa” e citou, como exemplo, o início em setembro da terraplanagem da refinaria de petróleo em Pernambuco da qual Petrobrás e PDVSA, a estatal venezuelana, são sócias.
Questionado sobre Chávez ter dito que o atraso nas obras lhe dava “vergonha”, afirmou: “Veja, eu li a matéria, não sei se ele disse ou alguém escreveu por ele. Me desculpe, mas eu estou ficando esperto para saber distinguir quando tem um pouco de má-fé e quando não tem, tá? Ele é nosso parceiro desse negócio, da mesma forma que somos parceiros da PDVSA em projetos no Orinoco, e vamos continuar”.
Ao deixar o local, foi ríspido com assessores, que divergiram sobre o caminho a seguir, para o próximo evento: “Se só um de vocês falasse, eu entenderia”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar