Pesquisar
Close this search box.

Literatus faz adaptações para vestibular

Com a adesão anunciada pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas) ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), como critério de avaliação do candidato para o ingresso no Ensino Superior, o CEL (Centro de Ensino Literatus) confirma que está no caminho certo para qualificar seus estudantes de ensino médio para os desafios do “novo vestibular”. Uma das investidas da instituição é a oferta de aulas temáticas quinzenais, englobando três disciplinas de uma só vez. A primeira destas aulas está marcada para o segundo sábado de junho, dia 13.
As aulas temáticas quinzenais, que acontecerão sempre aos sábados, são destinadas exclusivamente aos alunos do 3º ano do Ensino Médio. Das 14h às 17h, um tema será trabalhado sob o ponto de vista de três disciplinas distintas. Nesta primeira aula, o tema será “Meio Ambiente com Ênfase em Sustentabilidade”. As disciplinas envolvidas são Biologia, com o professor Jonas Zaranza; Geografia, com Estevan Bartolini; e Língua Portuguesa, com a professora Raimunda Amazonas.
As aulas temáticas têm como objetivo aproximar o “novo vestibular” da realidade dos alunos. Contudo, as aulas são opcionais para os 110 alunos do 3º ano do ensino médio da escola.
O Centro de Ensino Literatus pretende incorporar ao conteúdo dos chamados Simulados CELebridade, questões no modelo do Enem, elaborado pelo MEC (Ministério da Educação), nas quais o diferencial é a multidisciplinaridade em uma única pergunta. Os simulados do Centro de Ensino Literatus acontecem ao final de cada bimestre letivo. O próximo está marcado para o dia 6 de junho (sábado), no qual 30% das questões estarão no formato do “novo vestibular”.
Para o simulado do próximo bimestre, a instituição revela que o percentual subirá para 50%. Ao todo, os simulados contêm 60 questões objetivas.

Treinamento docente

Cerca de 40 professores do Centro de Ensino Literatus, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, passaram por um treinamento, no sábado, dia 16 de maio, para dirimir as dúvidas a respeito do Enem. Para ministrar a aula, esteve em Manaus o diretor do curso pré-vestibular Dom Bosco, de Curitiba, Ari Herculano de Souza.
Das 8h às 17h, os docentes estiveram reunidos para ficar por dentro dos parâmetros curriculares nacionais e os referenciais teóricos do Enem.
O treinamento ocorreu na unidade da avenida Umberto Calderaro Filho (Paraíba). “Foram chamados os professores das séries mais novas, para que também entrem no clima e comecem a trabalhar a multidisciplinaridade dentro de seus programas, também”, afirma a diretora geral da unidade de Ensino Médio do Centro de Ensino Literatus, Rúbya Campos.
Durante todo o treinamento, Herculano mostrou exemplos de questões no modelo do Enem, além de proporcionar exercícios para identificar as disciplinas contidas nas questões.
Segundo o modelo proposto para o novo vestibular, após receber o resultado da prova no Enem o aluno poderá listar até cinco cursos, nas instituições de sua preferência (também limitado a cinco) e concorrer com os demais candidatos do país.
O Enem 2009 está marcado para os dias 3 e 4 de outubro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar