Pesquisar
Close this search box.

Juros devem ficar abaixo de 1,99% ao mês, diz especialista

Em um futuro próximo, o consumidor brasileiro poderá pagar juros abaixo de 1,99% por mês em caso de atraso no pagamento da fatura de seu cartão de crédito.
Atualmente, os juros mensais desta modalidade de pagamento chegam a 8%, em média, mas há operadoras que cobram até 14% ao mês. Além da concorrência no setor e a trajetória de queda da Selic, a retração dos juros nos plásticos será ocasionada pela implementação do cadastro positivo de bons pagadores – proposta
estudada pelo governo federal (leia abaixo).
A projeção de baixa nos juros dos cartões de crédito foi divulgada pelo diretor de marketing da Itaucard, Fernando Chacon, durante coletiva sobre o estudo “Cartões de Crédito na Terceira Idade” (leia ao lado).
O executivo, no entanto, não soube precisar para quanto, exatamente, a taxa cairá, mas afirmou que o setor avalia formas de acelerar o processo.
Com a queda nas taxas, os consumidores terão mais facilidades na concessão de empréstimos e financiamentos.
Especialistas do setor avaliam que o cadastro positivo de bons pagadores, que reunirá o histórico financeiro do cliente, fará com que a liberação de crédito em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) passe de 30,8% para 37%. Em contrapartida, vale ressaltar que os clientes considerados como inadimplentes em potencial vão pagar juros mais caros. O valor das taxas será condizente com o risco que esses clientes oferecem às operadoras.
Esse é o reflexo esperado pelo mercado após a implantação do cadastro positivo, em estudo no governo
DA REDAÇÃO

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar