Joe Biden quer cooperação diplomática ativa com Bagdá

Em discurso durante cerimônia que marca o fim dos mais de sete anos de operações de combate e o início da operação “Novo Amanhecer”, na base americana de Camp Victory, na capital iraquiana, o vice-presidente americano Joe Biden afirmou que Washington busca agora aumentar a cooperação diplomática com Bagdá.
O encontro, que contou com a presença de autoridades americanas e iraquianas, serviu para oficializar o primeiro dia da operação “Novo Amanhecer”, caracterizada pela atuação das tropas de transição que devem permanecer em solo iraquiano até o fim do ano.
Biden reiterou que a saída total das forças americanas deverá ocorrer dentro do prazo.
“Cumprimos nossa promessa de retirar nossas forças de combate, e estamos no caminho certo para remover todas as nossas tropas até o fim deste ano”, indicou.
O vice-presidente afirmou que a nova fase do relacionamento entre os EUA e o Iraque deve ser marcada pela cooperação. “Vamos aumentar nossas trocas culturais e tecnológicas. Queremos intensificar o comércio bilateral. Vamos agora investir na cooperação civil e diplomática com o Iraque”, afirmou.
Biden aproveitou para destacar o trabalho do general Ray Odierno, chefe da missão de combate dos EUA no Iraque.
“Esta missão não poderia ter sido possível sem o compromisso de nossos militares”, disse. Em clara homenagem ao general, o vice-presidente disse que sua dedicação, “perdendo aniversários e nascimentos de filhos”, estando longe da família e fazendo diversos sacrifícios, foram imprescindíveis para a operação.
“Seu serviço excepcional durante os mais de quatro anos que passou aqui deve ser ressaltado. Ele atendeu aos interesses dos EUA durante dois governos de dois diferentes partidos”, afirmou. O general ganhou destaque por sua atuação na captura do ditador Saddam Hussein, em 2003.
Conhecido como arquiteto operacional da estratégia de contra-insurgência na guerra do Iraque, em 2007, que ajudou derrubar significativamente os índices da violência sectária no país.
Também elaborou, junto com o general David Petraeus, o plano para retirada das tropas americanas do Iraque.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email