Pesquisar
Close this search box.

Intervenção direta do governo no crédito é alvo de críticas

Parcelar compras é essencial para manter o consumo aquecido diante da renda insuficiente, avalia a Fecomercio-AM (Federação do Comércio do Estado do Amazonas. A entidade discorda quanto ao mecanismo que o governo federal pretende lançar mão para conter o ritmo inflacionário, ou seja, impor limite ao parcelamento das compras de modo a restringir a liberdade do mercado.
Segundo a entidade, o caminho mais correto está na utilização de instrumentos de política monetária como redução no volume de crédito e na taxa básica de juros. A entidade reconhece a importância da preocupação do governo em administrar a demanda por produtos antes inacessíveis e que possam comprometer a longo prazo uma parcela significativa da renda de grande parte dos brasileiros. No entanto, pondera que as medidas devem levar em conta o ponto de equilíbrio da oferta de crédito e o contexto econômico: dólar, nível de endividamento, perspectivas de crescimento interno e mundial, geração de emprego e até mesmo a crise norte-americana.
“O provável pacote a ser anunciado pelo go-verno poderá provocar efeitos catastróficos, não apenas para o comércio, mas para este momento econômico favorável e tão esperado”, afirmou o presidente da entidade, José Roberto Tadros. Isso porque, segundo a Fecomercio, o crédito é um combustível essencial para manter o consumo aquecido, uma vez que a renda é insuficiente para sustentá-lo. Assim, a manutenção do crédito é essencial para que o PIB (Produto Interno Bruto) continue a alcançar taxas de crescimento da ordem de 5% ao ano.

Collor – Uma audiência pública debaterá o sistema político brasileiro e o parla­mentarismo na Assembléia Legislativa de Manaus na próxima segunda-feira, 31 de março, às 14 horas. No evento estará o ex-presidente e atualmente senador, Fernando Collor de Mello (PTB-AL), que desde o início de seu mandato tem levado a vários locais do país a discussão desta temática. Também presentes o senador Artur Virgílio (PSDB-AM), o representante do governo de São Paulo na capital fe­deral e ex-secretário geral da Presidência da República no governo Fernando Henrique Cardoso, ­Eduardo Graeff, a deputada estadual Conceição Sampaio (PP-AM) e a deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM).
# # #

Distrito – Com o período das chuvas, a situação das ruas do Distrito Industrial ficou ainda pior. Diariamente, os motoristas de conduções especiais de industriários têm que fazer verdadeiras manobras para chegar ao destino. É preciso mudar isso o quanto antes.
# # #

Amazonas Shopping – A Praça Central do Amazonas Shopping Center está sem ofere­cer nada de novidades aos clientes e visitantes há mais de uma semana. O espaço deveria melhor aproveitar os talentos locais e expor mostras culturais e artísticas, visto que a maioria dos turistas procuram logo o shopping como referência. Fica a dica.
# # #

Cinema – O Cine Sesc apresenta na próxima sexta-feira, 28 de março, uma sessão exclusiva do filme: Hamlet – Peter Brook, às 19h no Auditório do Prédio da Administração Regional do Sesc Amazonas, localizado na Rua Henrique Martins, Centro. A entrada é franca.
# # #

Mineração – A indústria de mineração é um dos setores que mais investem no Brasil. Até 2011 serão US$ 32 bi­lhões e a Região Norte é uma das beneficiadas desse aporte e, por isso, esses eventos serão importantes vitrines para se conhecer melhor os próximos passos da mineração. Será, igualmente, uma excelente oportunidade para que empresas patrocinadoras exponham suas marcas, produtos e serviços a um público qualificado. Para esclarecimentos, ligar para o Instituto Brasileiro de Mineração: (91) 3230-4066/3269-5503.
# # #

Educação – Nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27, acontece a Jornada Pedagógica no Jibha (Jardim da Infância de Belo Horizonte e Aleixo), das 7h às 17 horas. O obje

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar