Instituto britânico faz parceria sobre biodiversidade

O Royal Botanic Gardens Kew, em parceria com o Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), organizam o workshop “Brasil-Reino Unido: Biodiversidade e Bioeconomia”, de 2 a 6 de junho, na sede do Inpa, em Manaus.
O workshop reunirá um grupo de trabalho formado por pesquisadores e gestores de institutos de pesquisa, universidades e agências de fomento à pesquisa do Brasil e Reino Unido para a articulação de parcerias de pesquisa e extensão entre instituições brasileiras e britânicas, tendo como foco biodiversidade e bioeconomia.
O objetivo principal da reunião é identificar oportunidades de pesquisas colaborativas em biodiversidade, como também temas e projetos de pesquisa de cientistas e instituições britânicas e brasileiras, que possam concorrer aos recursos do Fundo Newton, lançado no Brasil em abril passado, com o objetivo de fomentar o avanço em pesquisa e inovação em países emergentes.
O renomado botânico e ecologista britânico Prof. Sir Ghillean Prance, que possui uma história de mais de 50 anos de vivência e experiência na Amazônia, estará presente na programação como grande facilitador desta relação Reino Unido-Brasil. Além das oficinas de trabalho, as delegações britânica e do Inpa farão uma visita de campo à reserva Ducke, liderada por Sir Ghillean.
Em 4 de junho, Sir Ghillean Prance fará uma palestra aberta para discorrer sobre sua experiência pioneira e legado em terras brasileiras, ao longo dos últimos 50 anos. Além de homenagear um notável patrono das relações científicas entre os dois países, o evento tem como objetivo inspirar estudantes e pesquisadores interessados em preservação e uso sustentável da biodiversidade.
Ao encerramento da palestra, uma cerimônia homenageará o pesquisador e o Sr. José Ramos, seu primeiro guia na região. Ambos receberão uma Menção Honrosa da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), como reconhecimento dos esforços investidos no desenvolvimento científico da região Amazônica. Haverá também uma exposição informal de fotografias e objetos relacionados à trajetória de Sir Ghillean na Amazônia.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email