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Incorporação vira rotina para franquias

O sistema de franchising e suas marcas estão presenciando um momento de fusões e incorporações. Recentemente, foi anunciada a compra da bandeira Skill, de ensino de idiomas, pela concorrente Wizard. Há dois anos, foi a vez de Qualittà Lavanderia e Quality Cleaners se fundirem, surgindo a marca Quality Lavanderia. E, há algumas semanas, a também rede de ensino de idiomas CNA adquiriu a operação das padarias Uno & Due. “Estas ações estão cada vez mais presentes no sistema de franchising”, disse Melitha Novoa Prado, consultora jurídica especializada em redes de franquias, negócios e varejo.

Melitha explicou que há duas maneiras de as empresas se tornarem juridicamente uma só. “A incorporação ocorre quando uma empresa ‘absorve’ outra e se torna sucessora da incorporada. Já a fusão ocorre quando as empresas existentes se extinguem para formar uma terceira sociedade, nova”, observou.

“Um movimento que não tem sido estranho ao sistema de franchising é a aliança de marcas fortes que possuem entre si algum tipo de sinergia. Estas alianças normalmente levam algum tempo para se concretizar e contemplam muito trabalho intelectual, culminando, via de regra, na constituição de uma nova empresa, as conhecidas holdings, que passam a ser as detentoras dos ativos mais importantes e visados nestas alianças: as marcas”, disse a advogada.

Foi assim que aconteceu quando a franqueadora de alimentação Spoleto adquiriu a operação da Domino’s Pizza no Brasil e, recentemente, quando o CNA comprou a operação da Uno & Due. “Neste caso, a holding contempla as duas marcas, mas elas operam individualmente. Quando há a fusão, empresas do mesmo segmento viram uma só marca, aumentando a atuação no mercado”, explicou. O caso de fusão foi adotado pela Quality Lavanderia, que fundiu a Quality Cleaners com a Qualittà Lavanderia.

Como fica a situação do franqueado

Segundo Melitha Prado, as fusões e incorporações são peculiares, sendo que a maior dificuldade reside na conjunção de diferentes culturas e filosofias de trabalho. “Nas incorporações, a tarefa é mais fácil, já que o dono continua sendo um só. Já nas fusões, este é um trabalho árduo, que requer habilidade, porque existem dois antigos donos que trazem, hipoteticamente, duas experiências diferentes e duas formas distintas de enxergar as coisas, por vezes antagônicas, mas que devem necessariamente culminar numa única decisão”, ensinou.
Para os franqueados, o maior desafio está na aceitação de um futuro que lhes é imposto, uma vez que a sua visão é restrita a sua própria unidade.

“Diferentemente de um acionista, o franqueado não pode simplesmente vender o seu negócio quando o franqueador decide se aliar com outra marca. As incertezas geram insegurança e perda de confiança no negócio. Obviamente, esta é apenas uma fase, que tende a ser ultrapassada em pouco tempo, caso seja bem administrada pelo novo grupo franqueador. O que presencio é que esta é uma fase que pode ser menos dolorosa e mais benéfica com a participação ativa dos franqueados. Isso é de extrema importância para assegurar a adesão da rede ao novo ambiente criado. A colaboração do Conselho de Franqueados passa a ser um grande diferencial para amenizar as eventuais resistências da rede de franquia”, mostrou a especialista.

Processo tem que ser transparente

A consultora jurídica orienta os franqueadores e donos das marcas a agirem com transparência em todo o processo. “Não pode haver sonegação de informações, e muito menos demonstração de desprezo ou falta de consideração com os parceiros da marca. Os franqueadores não podem violar ou desconsiderar as regras que regem o seu contrato de franquia. O contrato é o parâmetro da relação de franquia”, asseverou.

“Os franqueados devem avaliar a situação visando às oportunidades para crescimento do seu negócio franqueado, tendo em vista que a tendência atual é a união de marcas com sinergia de negócio. Qualquer atitude passional nesse momento deve ser evitada. As ra

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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