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IMTU anuncia conexão do transporte rodofluvial até metade deste ano

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O sistema de transporte urbano intermodal de Manaus está mais perto de ser realidade. Em discussão na manhã desta segunda-feira sobre a criação do sistema hidroviário para a cidade, o IMTU (Instituto Municipal de Transportes Urbanos) apresentou o projeto base do terminal de ônibus a ser construído na Marina do David, que interligará o transporte fluvial aos coletivos.

O novo terminal está orçado em R$ 487 mil e deverá estar pronto na metade deste ano, com capacidade para estacionamento de sete ônibus. Com o empreendimento, o terminal da Ponta Negra será desativado, passando a funcionar na Marina, em uma área de 5.000 m², sendo 1.000 m² de área construída.

“As atividades começam esse mês com a terraplanagem por parte da prefeitura. A partir daí começa de fato a sua construção, que deverá durar 120 dias”, explicou o analista de tráfego e trânsito do IMTU, Domingos Sampaio.

Turismo ganha

Para o diretor-presidente do instituto, Marcelo Ramos, a obra é uma medida estrutural que vai beneficiar inicialmente os turistas que se dirigem às praias mais próximas e as 12 comunidades que já utilizam com frequência a Marina. Hoje há somente um ônibus de integração até o terminal da Ponta Negra.

A iniciativa vai retirar também os ônibus da orla, levando-os para uma parte mais afastada, contribuindo para a questão urbanística de um dos principais cartões postais da cidade.

“Essa parte do terminal, o que podemos chamar de primeira etapa para a mudança do transporte coletivo urbano regular da cidade, é a que já está licitada. Existe outro projeto, na parte de transporte aquaviário, que trará mudanças à Marina do David, mas está em fase de discussão”, afirmou Ramos.

No próximo mês, o instituto vai implantar uma linha de transporte hidroviário experi­mental, ligando o porto da Ceasa à Marina. O objetivo é analisar a viabilidade do projeto e definir a utilização da rota, seja para transporte urbano regular, seja para turismo. “O problema é que esse tipo de transporte não levará as pessoas para dentro da cidade, mas apenas passa pela orla”, comentou o executivo.

Para o economista e titular da Semdel (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Local), Jéferson Praia, a iniciativa é fundamental para ajudar na solução do transporte coletivo de Manaus. “Estamos em uma cidade de frente para o rio e recortada por muitos igarapés, e a interligação entre pontos distantes dela vai facilitar a vida das pessoas”, disse.

Implantação de transporte ­intermodal está em análise

O diretor-presidente do Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Claudemir Andrade, apresentou o projeto que seria o ideal para humanizar a Marina do David com a implantação do sistema de transporte intermodal, contribuindo para a integração das comunidades com a cidade.

O complexo deverá contar com estrutura para a saúde, com um SPA (Serviço de Pronto Atendimento), serviços, com um PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão) e para o comércio.

Além dos postos de atendimento, está prevista a construção de um estacio­namento com 192 vagas. “No momento, estamos em fase de estudos, e somente em dois meses é que poderemos afirmar de quanto será o aporte necessário”, observou o presidente do instituto, Claudemir Andrade.

Para o diretor administrativo da Coopmard (Cooperativas dos Canoeiros da Marina do David), André Marques, as obras vão melhorar a situação da categoria. “Estamos otimistas de que haverá um grande avanço na questão de embarque e desembarque”, afirmou. Na área existem duas associações de canoeiros que atendem a cerca de 1.000 pessoas durante os fins de semana.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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