Imigração na União Européia mantém crescimento até 2035

A população da União Européia irá crescer até 2035 graças à entrada de imigrantes, mas deve começar a cair depois desse período, sugere um relatório divulgado pelo Eurostat, o órgão de estatísticas do bloco. As projeções demográficas apontam que a partir de 2015, o número de mortes irá superar o de nascimentos na região e a imigração será “o único fator a contribuir para o crescimento da população”.
Apesar da imigração, a entrada de estrangeiros não será capaz de equilibrar o saldo negativo causado pelo número de mortes por muito tempo e as estimativas indicam que a partir de 2035 a população da União Européia começará a cair vertiginosamente.
Segundo o relatório, a população do bloco -atualmente registrada em 495 milhões de habitantes- deve aumentar para 521 milhões até 2035 e a previsão é de queda gradual para 506 milhões até 2060.

Aumento populacional

As projeções indicam ainda que as mudanças demográficas não serão homogêneas em todos países que compõem o bloco -a população deve aumentar em 13 e cair em 14 dos países membros da União Européia. De acordo com as projeções da Eurostat, o maior aumento populacional será registrado no Chipre (66%), seguido da Irlanda (53%), Luxemburgo (52%), Reino Unido (25%) e Suécia (18%).
Em contrapartida, os declínios mais acentuados deverão acontecer na Bulgária (-28%), Letônia (-26%), Lituânia (-24%), Romênia (-21%) e Polônia (-18%).
O relatório ressalta ainda que em 2060, o Reino Unido terá a maior população da União Européia, com 77 milhões de habitantes. Já a população da Alemanha -atualmente o país mais populoso do bloco- deverá encolher de 82 para 70 milhões.
Além da redução no número de habitantes, a Eurostat prevê que a população da EU também ficará mais velha durante esse período.
Segundo as projeções, até 2060 a proporção de idosos para adultos na idade produtiva irá aumentar de 25% para 53%. Isso significa que, para cada idoso com mais de 65 anos em 2060, terão dois adultos em idade produtiva -atualmente são quatro adultos para cada idoso.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email