Pesquisar
Close this search box.

Idam quer retomar projeto do dendê

O diretor-presidente do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas), Edson Barcelos, esteve na última semana no município de Tefé (a 525 km de Manaus), onde participou de reunião com o senador João Pedro (PT) e comunidades locais para discutir a revitalização do projeto da Emade (Empresa Amazonense de Dendê). O encontro foi motivado, principalmente, por reivindicações de produtores rurais do município para que os trabalhos com a dendeicultura local, iniciados ainda nos anos de 19 80, sejam retomados.
No sábado, os participantes estiveram visitando áreas onde funcionava o embrião do projeto da Emade e que hoje estão totalmente abandonadas. A estimativa é que as obras de revitalização e modernização das estruturas demandem cinco anos e investimentos de aproximadamente R$ 25 milhões.
Parte desses recursos pode vir de parcerias entre o governo estadual e instituições privadas e também de emendas ao orçamento que o senador João Pedro pretende propor no Congresso Federal.
Segundo estimativas do Idam, 300 famílias seriam diretamente beneficiadas com mais de 40 empregos diretos gerados na usina de extração de óleo e na unidade de produção de biodiesel. A renda anual ultrapassaria R$ 12 milhões com a produção de 8.000 toneladas do combustível natural.
Para o presidente do Idam, que também é doutor em melhoramento genético e biotecnologia do dendezeiro, pela Universidade de Montpellier, a retomada do projeto da Emade é uma importante reivindicação não só dos produtores de Tefé, mas sim de todo o Médio Solimões. “O Idam pretende estar sempre presente em todos os processos de discussão para viabilizar a execução desse projeto, que com certeza vai gerar grandes oportunidades de emprego e renda para a população”, disse Barcelos. “”Recebemos as reivindicações e agora estaremos lutando para a retomada do projeto”, concluiu.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar