Pesquisar
Close this search box.

Hillary discursa, Barack Obama descansa e McCain arrecada fundos

A pré-candidata de-mocrata à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, voltou na segunda-feira aos compromissos de campanha, após um fim de semana de descanso. A senadora por Nova York discursou na Filadélfia sobre a crise dos créditos subprime norte-americanos, enquanto sua filha, Chelsea Clinton, e seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, faziam campanha em Indiana.
Segundo o jornal “The New York Times”, um senador que apóia Hillary em Indiana, Evan Bayh, tenta convencer os superodelegados do Estado a votarem nela, usando como argumento as vitórias da senadora nos estados com os maiores colégios eleitorais.
O também senador Barack Obama, rival de Hillary na corrida pela nomeação democrata, está de férias com sua família e só deve voltar à atividade política na próxima quarta-feira.
No domingo à noite, dia 23, Obama deu uma entre-vista para o programa do apresentador Larry King, da rede de televisão CNN.
Do lado republicano, o provável candidato John McCain está na Califórnia, onde se prepara para iniciar uma campanha para arrecadação de fundos. O senador pelo Arizona voltou no domingo que passou de sua viagem ao Oriente Médio e à Europa.
Ontem foi o último dia para que os eleitores da Pensilvânia se registrem para a primária do Estado, que ocorre no dia 22 de abril. E os registros prome-tem números recordes. Segundo uma autoridade local citada pelo “The New York Times”, o Estado não se envolve tanto em uma primária desde 1976, quando o lema era “qualquer um, menos Carter”.

Crescimento democrata

Os eleitores democratas aumentaram em mais de 10 mil desde as eleições passadas e, no total, é pro-vável que ultrapassem os 4 milhões até o fim desta segunda-feira. Já os republi-canos perderam por volta de 14 mil eleitores no mesmo período.
Mais de 58 mil morado-res da Pensilvânia mudaram sua filiação partidária e se tornaram novos democratas. Apenas 10 mil fizeram o contrário, registrando-se como republicanos.

Corrida
Democrata

Hillary está a frente nas pesquisas sobre as prévias da Pensilvânia, mas precisa de uma vitória por ampla margem de votos para alavancar sua contagem no voto popular e persuadir os superdelegados sobre a viabilidade de ser nomeada candidata do Partido Democrata ao pleito nacional.
Até agora, Hillary venceu estados com um total de 219 votos de colégios eleitorais, sem contar as primárias de Michigan e Flórida, realizadas antes da divulgação da agenda oficial do partido democrata. As vitórias de Obama somam um total de 202 colégios eleitorais, mas o senador por Illinois lidera a disputa pela nomeação em outros indicadores.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar