Pesquisar
Close this search box.

Hidrômetros já podem ser verificados

Apostando em soluções inteligentes e, acima de tudo, visando à comodidade, confiabilidade e segurança de seus clientes, a Águas do Amazonas passou a disponibilizar, no mês de janeiro deste ano, o serviço de verificação inicial de hidrômetros em campo. O principal diferencial deste serviço é a possibilidade da realização de um teste que permite constatar se o hidrômetro está funcionando corretamente na própria residência dos clientes, que podem acompanhar todo o processo técnico.
De acordo com o técnico do laboratório de hidrometria da Águas do Amazonas, Pedro Picanço Júnior, a implantação do serviço já pode ser considerada um sucesso. “Antes nós realizávamos testes no laboratório da empresa e para isso nós tínhamos que retirar o hidrômetro da residência dos clientes, o que é bastante oneroso. Com a verificação em campo, nós já podemos ter um resultado preliminar em relação à situação do aparelho”, explicou o técnico.
Conforme Júnior, em dezembro do ano passado, o serviço de verificação de hidrômetros em campo foi iniciado em caráter preliminar e já em janeiro deste ano aproximadamente 43,48% dos clientes da Águas do Amazonas solicitaram o teste feito em casa, contra 56,52% solicitações para realização de testes em laboratório. “É um resultado surpreendente pelo pequeno período de implantação deste serviço, mas com o tempo talvez seja possível melhorar ainda mais esse índice”, afirmou o técnico.
Segundo ele, o teste de verificação inicial de hidrômetros é feito com a ajuda de um padrão volumétrico graduado que é responsável por realizar uma espécie de levantamento preliminar do funcionamento do aparelho. “O teste é bastante simples. O padrão utilizado tem uma determinada graduação de volume. Quando o enchemos de água, temos que encontrar o mesmo volume no hidrômetro que está sendo testado. A tolerância permitida é de até 5% de diferença, para mais ou para menos. É muito importante que os clientes entendam a importância de se ter uma medição correta. Só assim é possível se ter uma medição mais eficaz, que revele a marcação correta do consumo”, ressaltou Júnior.
O teste de verificação inicial de hidrômetros é inteiramente gratuito, sendo um complemento do serviço de calibração de hidrômetros disponibilizado pela Águas do Amazonas. Neste sentido, a verificação inicial é uma prévia do que poderá ser realizado em laboratório, ao gerar, antecipadamente, um percentual relativo, caso haja a existência de algum erro de medição do aparelho. Por conta do caráter preliminar desta verificação não há emissão de laudo técnico.
No entanto, se for da escolha do cliente que testes mais aprofundados sejam realizados, então será feita a retirada do hidrômetro e este será levado ao laboratório de hidrometria da Águas do Amazonas para maiores averiguações e com isso será gerada uma taxa fixa do valor de R$ 63,60, a qual só será paga caso o hidrômetro analisado não apresente nenhuma falha.

Entendendo o hidrômetro

O hidrômetro é um instrumento de medição volumétrica de água, utilizado, em larga escala, por empresas de saneamento básico, para examinar o consumo de seus clientes. É o hidrômetro que possibilita a emissão das contas de acordo com o volume consumido por cada um e ainda ajuda a estimar as perdas entre a produção e a distribuição de água. Por isso, é de extrema importância que os consumidores atentem para o correto funcionamento destes aparelhos, pois isso reflete diretamente na economia doméstica destes consumidores, já que deste modo evita-se vazamentos e desperdícios.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar