Pesquisar
Close this search box.

Guarapari oferece praias no Espirito Santos

A cidade de Guarapari está localizada no litoral do Estado do Espírito Santo, a apenas 55 km de Vitória, a capital capixaba. Foi fundada em 1585 pelo Padre José de Anchieta. Auto-intitulada “Cidade da Saúde”, Guarapari possui uma praia de areias monazíticas: a Praia da Areia Preta, a mais famosa e freqüentada da cidade. Acredita-se que estas areias possuem qualidades medicinais, atuando principalmente em casos de reumatismo, artrite e gota.
Para completar a sensação de bem-estar de quem freqüenta a praia há bares, quiosques e restaurantes espalhados ao longo da orla. Para além de possuir lindas praias, como a das Castanheiras e a do Morro, a cidade é muito procurada pelos esportistas adeptos do mergulho. A região possui ótimos locais para a prática dessa atividade. Há várias escolas e profissionais credenciados que oferecem passeios e cursos para os visitantes que querem aprender a mergulhar. Na Região de Guarapari, se encontra a maior biodiversidade de peixes recifais do Brasil. Conforme a escola de mergulho Atlantes, a melhor época do ano para mergulhar é de dezembro até abril, porém, o mergulho nas ilhas, recifes e naufrágios, é possível durante todo o ano.
Guarapari também possui uma riquíssima herança cultural. Pela cidade, ao passar do tempo, permaneceram, as marcas da influência portuguesa, espanhola, indígena, e africana. Desta mistura herdaram-se monumentos e costumes que compõem a identidade do povo local, chamado Maratimba. Por isso, visitar os monumentos históricos de Guarapari é uma bela e interessante viagem ao passado.

Culinária da
cidade
Na culinária da cidade ou até mesmo na culinária capixaba, o peixe é soberano Combinando os produtos vindos do mar com outros de origem indígena, como a pacova e a mandioca, os capixabas foram construindo uma culinária autêntica, vigorosa e com preparações da mais alta qualidade. O grande destaque fica com a Moqueca Capixaba, que ao contrário da moqueca baiana, feita com muito leite de coco, e da nortista, embrulhada em folha de bananeira, a capixaba é feita com coentro, tinta de urucum, para dar cor, e azeite de oliva, para completar o sabor. Para acompanhar, arroz branco e molho de pimenta, servido à parte.
Principais
praias
A Praia de Setiba, localizada em Setiba, 12 km ao norte do centro Guarapari. Acesso pela Rodovia do Sol. Com 800m de extensão e por ter uma orla agradável, a Praia de Setiba é uma das mais freqüentadas pelos turistas que visitam a cidade. Mar com pequenas enseadas de águas cristalinas, verdes e calmas, e vegetação de restinga, ideal para crianças e para prática de pesca de arremesso. Dispõe de quiosques e iluminação noturna, e faz parte do Parque Estadual Paulo César Vinha, reserva que reúne restinga, lagoa, praia e arquipélago.
Praia da Areia Preta localizada no centro de Guarapari também, tem aproximadamente 200m de extensão, acredita-se que o alto teor de radioatividade de suas areias monazíticas é benéfico para o tratamento de doenças como reumatismo e artrite, o que a torna procurada por idosos que se cobrem de areia em busca de suas propriedades medicinais.

Cidade tem opções culturais e noturnas

Praia do Morro localizada no bairro Praia do Morro, ao norte do centro de Guarapari. Com aproximadamente 4 km de extensão, é uma praia de areias claras com alguns trechos de águas calmas e outros de ondas fortes, ideais para prática do surf, windsurfe e bodyboarding. Muito procurada na alta temporada, dispõe de diversos bares e restaurantes em sua orla, quiosques e iluminação noturna em seu calçadão.
Praia das Castanheiras localizada no centro de Guarapari, a praia é sombreada por castanheiras, de águas claras e tranqüilas, em que se formam piscinas naturais junto às pedras na maré baixa, é ótima para crianças. Dispõe de calçadão com algumas barraquinhas e iluminação noturna.
Localizada em Meaípe, 9 km ao sul do centro de Guarapari. Acesso pela Rodovia do Sol. Praia de areias grossas e sombreada por castanheiras, a orla dispõe d

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar